- 07 de abril de 2019

VIPPES Centenários

0

Comprovado: QI de VIPPES centenários são imbatíveis. Importante mudança de rumo foi tomada em relação à pesquisas sobre a longevidade humana realizadas nos EUA. Agora são pesquisados VIPPES saudáveis.

cem anosNormalmente as baterias de testes e experiências se faziam com pessoas de 100 anos ou mais.

A participação de mulheres era dominante.

Um dos aspectos que, entretanto, chamava a atenção era a má ou apenas razoável condição de saúde dos participantes. Alguns mais, outros menos, mas todos apresentavam problemas tanto no aspecto orgânico quanto mental.

Para se ter idéia das dificuldades encontradas na obtenção de voluntários significativos que pudessem proporcionar novas conclusões capazes de reorientar análises e novos procedimentos no tratamento de pessoas com idade avançada, ainda hoje mais da metade dos idosos a partir de 85 anos nos Estados Unidos, sofrem de Alzheimer.

Atualmente os estudos e pesquisas sobre os VIPPES estão direcionados aqueles que apresentam boa saúde, porque é esta característica que pode servir de parâmetro para realmente avaliar os fatores de longevidade.

Nessa linha de referência, alguns exemplos são marcantes e destacam-se três:

a) Anna Morgan que faleceu com 102 anos.

Lutadora social, distribuidora de camisinhas para mulheres de fazendeiros em 1920; voluntária para recolher alimentos para desempregados na Grande Depressão, condenada pela Comissão do Estado de Ohio para Atividades Não Americanas em 1952 e depois absolvida pela Suprema Corte dos Estados Unidos em decisão que abalou  as contradições dos direitos civis no País.

Pois bem, com 101 anos, sua capacidade cognitiva foi avaliada detalhadamente pelos cientistas que conduziam o Estudo dos Centenários da Nova Inglaterra.

Seu desempenho em testes de função cerebral revelou uma fantástica capacidade de atenção, memória, raciocínio abstrato, aprendizado, memória espacial, capacidade de conceituação, etc…
Resultado final: ela conseguiu se sair melhor do que os próprios especialistas que aplicavam os testes! (Não é um QI imbatível?)

b) Granny D (Dóris Haddock) que aos 94 anos em 2004 foi candidata democrata ao Senado dos Estados Unidos pelo renomado e politizado Estado de New Hampshire. Percorreu mais de 35.000 quilômetros para registrar eleitores. Questionada sobre sua idade, a VIPPES esclareceu que pretendia cumprir o mandato até o fim, aos 101 anos.

Apresentou como plataforma uma vida de lutas sociais. Aos 90 anos percorreu a pé mais de 5.000 quilômetros até Washington para manifestar sua preocupação com uma campanha de reforma financeira nos Estados Unidos (se tivesse sido ouvida nesse ano 2000, talvez os americanos não estariam agora na situação dramática em que se debatem). Em 1960, quando entrou para o mundo dos VIPPES, com cinquenta anos, foi parte ativa para impedir que os Estados Unidos continuassem a fazer testes com bombas de hidrogênio no Alasca.

3) Amélia, avó de Kimberly Carter, que faleceu com 103 anos de um ataque cardíaco. Foi a primeira mulher a obter um doutorado em Biologia. Professora de Ciências, ativista social que participou de intensas campanhas para o direito das mulheres ao voto, educação alternativa, posição em assuntos internacionais, política pública, etc.. orou 90 anos viajando pela Iugoslávia de onde retornou e comprou um automóvel zero quilômetro que guiou até morrer.Que continuem as pesquisas com os Centenários. Cada vez mais aumenta a sua quantidade em todo o mundo e não será difícil prever os resultados dos testes de inteligência e capacidade de viver que irão se nivelar àqueles de Anna Morgan.

VIPPES efetivamente são o aperfeiçoamento dos seres racionais: a maturação completa de todas as suas potencialidades.

(artigo baseado no capítulo 12 da obra “Saudável Aos 100 Anos” de John Robbins, editora Objetiva 2009)

Compartilhe.

Leave A Reply