- 03 de abril de 2019

Surdez Psicológica

0

Normalmente se fala em pessoas hipocondríacas, que são aquelas que imaginam que estão com alguma doença. Sempre acreditam que se curam de uma e logo adquirem outra. Mas não é muito comum ouvir sobre uma falsa Surdez.

surdez_pscicologicaNa verdade, efetivamente são observados casos de Psicose de Surdez.

A maior parcela de casos é encontrada entre VIPPES.

Muitas pessoas, temerosas da surdez e que vivem constantemente preocupadas com sua audição, admitem sempre que podem estar efetivamente com problemas para ouvir.

Geralmente, trata-se de pessoas que lidam ou lidaram com surdos durante algum tempo, ou que realmente temem esta deficiência.

Por outro lado, há casos de enfermos mentais que afirmam serem portadores de surdez e se mantêm na condição de surdos. É preciso não confundir a psicose com a simulação de surdez.

Os testes audiométricos modernos permitem verificação real das condições audiológicas de uma pessoa. Os casos de psicose de surdez devem ser tratados por psicólogos e psiquiatras.

Todos sabem que com a idade, a probabilidade da ocorrência de uma surdez é maior que na primeira metade da vida, mas a confirmação de casos é bem menor que a preocupação.

Assim, é sempre recomendável, antes de aceitar a possibilidade de estar com início de uma surdez, fazer uma consulta com um médico otorrino para uma avaliação da realidade do problema. Se não for efetivamente uma surdez comprovada pelos exames audiométricos, aí, sim, um psicólogo ou psiquiatra poderá ser procurado.

( Fonte: Como Conviver com a Deficência Auditiva, Dr. Antônio Cyrillo Gomes, Ediouro)

Aqui está uma excelente oportunidade de empresas solucionarem o problema e ganharem dinheiro.

Compartilhe.

Leave A Reply