- 05 de abril de 2019

Envelhecer é um Privilégio

0

Palestra do Dr. Alexandre Kalache, médico gerontologista, PhD, ex-diretor do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde e Embaixador Mundial do “HelpAge” que falou sobre a sociedade que queremos construir! envelhecerDr. Alexandre Kalache proferiu uma conferência magna na abertura da 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Brasília em 18 de março de 2010.

Pela oportunidade do assunto e como compreensão para a 3ª Conferência que se realizou também em Brasília de 23 a 25 de novembro de 2011, O Portal VIPPES considera que vale a pena relembrar parte da palestra pela excelente e profunda visão da importância das modificações demográficas que estão ocorrendo no Brasil.

 

CONFERÊNCIA MAGNA – O SÉCULO DO ENVELHECIMENTO: QUAL SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR?

“Muito bom dia.

Para mim, é um desafio, é uma honra e uma imensa responsabilidade estar aqui com vocês, mais uma vez, e ora já na condição de aposentado; ou seja, o futuro se fez presente e eu cheguei lá. Muito grato pelo convite.

O título que me foi dado é o Século do Envelhecimento – a Sociedade que Queremos Construir.

Que sociedade será essa? Como nós poderemos sonhar coletivamente para chegar a essa sociedade? Vou sempre pontuar e voltar a esse título, a sociedade que queremos construir, porque é isso que nos trouxe hoje à Brasília.

Que o mundo está envelhecendo não há absolutamente nenhuma dúvida. Vejam como está claro: a distribuição etária, que , antes, era uma pirâmide com muitos jovens na base e com poucos que chegavam à terceira idade, hoje, cada vez mais, está se tornando uma estrutura retangular, e veremos, ao longo desse século XXI, como essa estrutura realmente ficará ainda mais retangular, com muito menos jovens na base e com mais e mais idosos no topo.

Eu acho que todos, no mundo inteiro, porque a mídia fala tanto disso, sabem que nós vamos acrescentar, de 2000 para 2050, outros d3 bilhões de pessoas no planeta. Serão mais 3 bilhões de pessoas que nós vamos ter que alimentar, buscar trabalho. Os impactos que isso tem no meio ambiente, todas as oportunidades que têm de ser criadas. Mas, vejam, todo esse crescimento será nos países que hoje nós chamamos de países em desenvolvimento. Todo esse crescimento de 3 bilhões será assimilado por nós, e praticamente não haverá aumento da população nos países mais desenvolvidos. No entanto – e importante observar que -, por maior que seja este aumento, estamos falando de um crescimento de 50%.

Vejamos agora o que se passará com a população de pessoas idosas.

Novamente, será nos países menos desenvolvidos onde ocorrerá seu grande crescimento. Essa população terá passado de 600 milhões, no ano 2000, para cerca de 2 bilhões, no ano 2050. Isso, em termos de história da humanidade, é um estalar de dedos, não é nada, e o grande aumento não será nos países desenvolvidos (apenas 50%). Será em países como o Brasil que veremos a explosão da população idosa.

Esse é o grande desafio da nossa sociedade hoje, no século XXI, e é isso o que nos convida a pensar que sociedade que queremos construir, título da minha palestra para uma população, para uma sociedade que vai envelhecer assim tão rápido, sobretudo nos países em desenvolvimento.”

 

Compartilhe.

Leave A Reply