- 04 de abril de 2019

“Compromisso Nacional pelo Envelhecimento Ativo”

0

Presidente Dilma lançou  o “Compromisso Nacional pelo Envelhecimento Ativo”no dia 6 de junho de 2011. O Metrô News de São Paulo publicou na página 7, uma afirmação da Presidente Dilma Rousseff a uma consulta feita por uma aposentada.

A consulta feita por Doralice da Silva Novaes, 67 anos, professora aposentada de Angical (BA), transcrevemos na íntegra:compromissonacional-“ O que a senhora poderia fazer pela terceira idade?

Presidente Dilma – Doralice, nós já começamos a adotar várias medidas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Lançamos recentemente o programa “Saúde Não Tem Preço”, que distribui gratuitamente remédios para pressão e diabetes, doenças que atingem a população como um todo, mas muito especialmente os idosos. Também implantamos um telefone gratuito para dar orientações sobre programas e receber, encaminhar e acompanhar denúncias de maus-tratos e violações de direitos das pessoas idosas. Esse serviço funciona através do número 100, que pode ser discado de qualquer telefone. Um marco das conquistas é o Estatuto do Idoso, de 2003, que veio para dar proteção e melhorar a qualidade de vida da população com mais de 60 anos. Em breve, lançaremos o Compromisso Nacional pelo Envelhecimento Ativo, uma articulação de 15 ministérios, que busca a valorização da pessoa idosa. Um importante momento para discussão dessas diretrizes será em novembro deste ano (2011), quando promoveremos a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Você, Doralice – assim como todos os interessados -, pode participar deste espaço de construção coletiva e democrática de políticas públicas para essa parcela tão importante da nossa população”.

Assim, a Presidente Dilma demonstra estar atenta à importância estratégica das alterações etárias na população.

O Portal Vippes Negócios vai continuar a acompanhar toda essa movimentação na área governamental para manter os VIPPES bem atualizados sobre as políticas que nortearão as providências para evitar o caos etário que pode se abater sobre o País.

Mais do que acompanhar, o Portal VIPPES pretende participar ativamente do processo de formação de uma consciência nacional para discussão permanente desse tema que se tornará o principal motivo de preocupação social da primeira metade deste século XXI.

Compartilhe.

Leave A Reply