- 07 de abril de 2019

Política Etária Agora!

0

O País é dividido em Municípios e Estados. Há estruturas governamentais nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal. Como se organiza a Política para VIPPES? Há uma orientação centralizada? Um comando estratégico?

polita_etariaA transição etária que se observa no País vai criar uma modificação substancial em todas as atividades públicas e particulares.

A maioria das estruturas de governo ainda está voltada para o perfil etário de uma expansão populacional baseada em uma significativa taxa de natalidade e de fecundidade total.

A classe das pessoas de 50 anos em diante vai ocupar espaços inimagináveis há 30 anos. Essa multidão contada em dezenas de milhões terá necessidades diversificadas e especiais.

Os VIPPES não são crianças que se contentam com empinar pipas e navegar pelo Facebook. O lazer precisará atender um leque gigantesco de possibilidades específicas para os vários grupos de idade que forma a classe.

Se o ângulo for a saúde, aí então a coisa pega de vez: a multiplicidade de doenças, deficiências e dificuldades de alimentação, de locomoção, de visão, de audição fazem crescer desmesuradamente a necessidade de profissionais, clínicas e centros com incontáveis especializações.

Se pensarmos em transporte, o problema não fica menor. Imaginem-se milhões de pessoas com mais de 50 anos (com 60, 70, 80, 90 e centenários que vão decuplicar em 37 anos) e tendo que se deslocar para o trabalho (porque será mão de obra indispensável).

A maioria não irá abandonar os automóveis porque se acostumaram a dirigir nos últimos 40  anos e as montadoras disponibilizarão veículos mais “inteligentes” para esses usuários exigentes.

E aqueles que nunca dirigiram?  Dependerão de um Estatuto do Idoso ainda não atualizado e que já não atende a situação demográfica de agora?

Urge a montagem de uma organização central que estude de forma sistemática e contínua todas as implicações do “Tsunami etário” e que sugira e administre as soluções que manterão a sociedade produtiva e justa.

A inadiável “Política Etária” tem que ser pensada e aplicada imediatamente. O ideal é criar o Ministério da Transição Etária que terá como objetivo principal evitar o caos social previsível.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply