Há mercados que encolhem em contraposição aos que se expandem. Também há mercados estagnados e ainda os chamados nichos de mercado. Todos apresentam chances de negócios.
Um bom especialista em negócios poderá obter excelentes resultados em faturamento e lucratividade com planos adequados para as diferentes características que cada mercado apresenta.
Entretanto, uma análise mais prática indica as melhores possibilidades:
– mercado em expansão: mercado que cresce. O crescimento em si é um fator positivo e revela que há um desenvolvimento do mercado. À medida que ele se expande, também pode se diversificar. Isto proporcionará maiores possibilidades para atendimento aos mais diferenciados consumidores. Uma projeção que indique crescimento por longo período de tempo tornará essa classe de mercado excepcional;
– mercado em retração (encolhimento): por razões diversas perde tamanho. É uma situação desagradável porque conduz a problemas múltiplos. A redução provoca maior disputa de participação entre concorrentes e caem os preços. Em alguns casos, alguns concorrentes podem tentar criar novidades, mas o encolhimento acaba reduzindo também o interesse em grandes investimentos para disputar menor volume de faturamento. Se a tendência desse mercado indica um longo período de desaceleração, maiores dificuldades serão registradas para os usuários. Poderá se registrar saída de fornecedores, desativação de linhas de produtos ou serviços e ausência de novidades;
– mercado estagnado: parecido com o mercado em retração. Empreendedores não enxergam com bons olhos um mercado que não indica claramente possibilidades futuras. O receio é que, na maioria dos casos, mercados estagnados acabem encolhendo e até o crescimento vegetativo não ser atingido;
– nichos de mercado: para quem não prioriza grandes volumes. Empreendedores que preferem operar em mercados com menor quantidade de interessados, mas que permite atender usuários de maneira menos massiva. Interessante, mas limitado.
Com certeza, a preferência dos maiores investidores é sempre em um mercado em expansão. Mesmo com produtos e serviços não totalmente adequados ainda conseguem bons resultados em razão da demanda crescente.
Abaixo temos uma demonstração dos quatro modelos de mercado com a projeção da população do Brasil por sexo e idade realizada pelo IBGE – revisão de 2013.
Mercado demográfico em redução contínua:
AnosIdade | 2000 | 2010 | 2020 | 2030 | 2040 | 2060 |
0 a 4 | 17.314 | 15.817 | 13.845 | 12.388 | 11.267 | 8.935 |
5 a 9 | 17.273 | 16.916 | 14.708 | 13.060 | 11.813 | 9.422 |
10 a 14 | 17.518 | 17.200 | 15.761 | 13.808 | 12.360 | 9.975 |
15 a 19 | 18.097 | 17.172 | 16.841 | 14.656 | 13.019 | 10.585 |
Mercado demográfico em fase 1 expansão, fase 2 estagnação e fase 3 redução contínua:
AnosIdade | 2000 | 2010 | 2020 | 2030 | 2040 | 2060 |
20 a 24 | 16.346 | 17.319 | 17.040 | 15.640 | 13.717 | 11.187 |
25 a 29 | 14.468 | 17.797 | 16.935 | 16.652 | 14.514 | 11.692 |
30 a 34 | 13.436 | 16.025 | 17.043 | 16.824 | 15.468 | 12.184 |
35 a 39 | 12.497 | 14.135 | 17.473 | 16.691 | 16.446 | 12.785 |
40 a 44 | 10.779 | 13.050 | 15.665 | 16.732 | 16.563 | 13.417 |
45 a 49 | 8.928 | 12.014 | 13.708 | 17.033 | 16.330 | 14.102 |
50 a 54 | 7.105 | 10.195 | 12.488 | 15.100 | 16.202 | 14.849 |
55 a 59 | 5.445 | 8.251 | 11.276 | 12.994 | 16.245 | 15.485 |
Mercado demográfico em fase de expansão contínua:
AnosIdade | 2000 | 2010 | 2020 | 2030 | 2040 | 2060 |
60 a 64 | 4.513 | 6.348 | 9.308 | 11.553 | 14.088 | 15.139 |
65 a 69 | 3.493 | 4.621 | 7.229 | 10.062 | 11.724 | 14.270 |
70 a 74 | 2.696 | 3.535 | 5.209 | 7.842 | 9.879 | 13.193 |
75 a 79 | 1.759 | 2.418 | 3.411 | 5.550 | 7.895 | 11.836 |
80 a 84 | 994 | 1.540 | 2.212 | 3.459 | 5.382 | 8.625 |
85 a 89 | 494 | 743 | 1.176 | 1.811 | 3.101 | 5.461 |
90 e mais | 284 | 394 | 743 | 1.262 | 2.134 | 5.024 |
Os mercados que crescerão continuamente até 2060 pelo menos são os dos VIPPES de 60 anos em diante. E o crescimento é significativo e muito rápido. Destaca-se ainda nas classes etárias de 50 a 59 anos (VIPPES) também crescimento contínuo nas próxima três décadas. Negócios para essas classes tendem a obtenção de ganhos consistentes.
Nas classes etárias até 19 anos, o encolhimento é contínuo e assustadoramente preocupante.
Nas classes intermediárias entre os indivíduos de 20 a 49 anos, apenas as de 40 a 49 anos ainda apresenta expansão na próxima década. Entretanto o crescimento é diminuto e a estagnação se mantém durante a década de 2030 a 2040, com redução a partir daí.
Pode se observar também, um notável crescimento de alguns nichos de mercado. A evolução da classe de 90 anos em diante é digna de atenção porque cresce quase 13 vezes nos próximos 46 anos (em relação a 2010). É um nicho de mercado que representa em 2014 apenas 0,25% do total da população e em 2060 alcançará 2,3% do total, ou seja, mil por cento a mais que hoje. Todos os produtos e serviços que forem planejados e criados para os 504 mil VIPPES de 90 anos em diante em 2014 terão um crescimento vegetativo de praticamente100 mil unidade sem cada ano.
Em contrapartida, quem planejar vender carrinhos para bebês de até um ano, disputará um mercado que perderá 131 mil carrinhos por ano até 2060. Se metade dos bebês tivesse babás, em cada ano 50 mil babás perderiam o emprego. Se elas entrarem em um programa de substituição profissional para atender metade dos VIPPES de 90 anos em diante que necessitarem de cuidadores (só para Alzheimer a previsão é de 45% deles), as 50 mil babás que perderiam o emprego teriam 65 mil cargos disponíveis de cuidadoras de VIPPES.
Do ponto de vista mercadológico não há nenhuma dúvida sobre o pujante mercado demográfico, mas no aspecto social, é imprescindível que as classes sociais de 50 anos em diante tenham disponíveis todos os serviços e produtos necessários. Se isso não acontecer, teremos impressionantes multidões de velhos doentes, maltrapilhos e esfomeados perambulando e morrendo nas ruas, em lugar de VIPPES ativos e produtivos.
G. Hansen Jr.