Para especialistas em cálculos de mercados nunca haverá surpresas. Números representam quantidade de pessoas, produtos, serviços, compras, vendas, faturamento e lucro.
Vamos supor que um arquiteto de eventos decida criar uma empresa para realizar festas de aniversário para os VIPPES que comemorarem 90 anos. Como um bom planejador, ele quer ter certeza que sua empresa não terá dificuldades de se tornar a pioneira e mais competente realizadora de eventos para os VIPPES que alcançarem essa idade.
Ele imagina que só o pessoal das classes A e B terão condição de realizar eventos que proporcionem movimento financeiro adequado para desenvolver seu negócio. Então o primeiro critério para fazer uma previsão de mercado será estabelecer o interesse pelas classes A e B.
Naturalmente as demais classes poderão tomar conhecimento da novidade e, em certo momento, poderão se tornar também clientes de interesse. Nessa circunstância, talvez ele realize um investimento em empresa associada criada especificamente para não ser considerada concorrente. Essa separação evitaria problemas de imagem. Os clientes A/B poderiam ficar constrangidos em saber que a mesma empresa atende “gente de menos poder financeiro”.
Por outro lado, os clientes das demais classes teriam receio de estar pagando mais caro para empresa que atende normalmente a elite social. Como se percebe, o empresário pretende separar definitivamente o empreendimento inicial com as classes A/B de outras possibilidades posteriores.
Já, o segundo critério é identificar o sexo dos aniversariantes. Já é fator notório que as mulheres vivem seis ou sete anos mais que os homens, em média. Efetivamente a esperança de vida feminina continuará sendo maior que a masculina em todo este século. Isso só poderá mudar quando os homens deixarem de acreditar que não precisam de prevenção e cuidado com a saúde durante toda a vida, além, obviamente, de reduzirem os riscos em profissões, esportes e atitudes temerárias.
Outros critérios poderiam selecionar os VIPPES: localização urbana ou rural, grandes ou pequenas cidades, nível educacional e assim por diante. Isto poderá acontecer, mas o presente artigo é generalista e indicador de possibilidades sem entrar em detalhamentos próprios de projetos estratégicos de marketing.
Então são dois os critérios básicos para identificação do mercado potencial para a comemoração de aniversários de 90 anos: classe social e sexo.
É o IBGE que vai dar os parâmetros. É preciso saber para cada ano quantos VIPPES de 89 anos existirão para que seja possível fazer a previsão de eventos com um ano de antecedência.
Projeção da população brasileira de 89 anos, por sexo, de 2014 em diante em anos diversos até 2060 – IBGE revisão 2013
Ano |
Homens Total Brasil |
Homens Classes A/B |
Mulheres Total Brasil |
Mulheres Classes A/B |
2000 |
29.116 |
5.241 |
45.475 |
8.186 |
2014 |
46.679 |
8.402 |
82.396 |
14.831 |
2016 |
53.026 |
9.545 |
94.349 |
16.983 |
2018 |
57.945 |
10.430 |
103.949 |
18.711 |
2020 |
61.561 |
11.081 |
111.209 |
20.018 |
2030 |
96.006 |
17.281 |
174.100 |
31.388 |
2040 |
169.354 |
30.484 |
297.445 |
53.540 |
2050 |
264.615 |
47.631 |
454.144 |
81.746 |
2060 |
330.234 |
59.442 |
553.711 |
99.668 |
O quadro mostra que o crescimento do mercado potencial de VIPPES de 89 anos é espetacular. Nessa tabela ainda se pode comprovar um dos aspectos mais significativos do envelhecimento populacional no Brasil. Em 2040 o volume da população masculina atinge o pico histórico e o mesmo acontece em 2042 com a população feminina. Em 2043 tem início uma sensível redução da população total do País, mas os VIPPES continuarão a aumentar de forma significativa. Em 2060, as mulheres de 89 anos aumentarão sua quantidade em 12,3 vezes em relação a 2000. No mesmo período a população feminina total aumentará apenas 1,3 vezes. Quanto aos homens de 89 anos crescem 11,3 vezes contra o total masculino de apenas 1,2 vezes nesses mesmos sessenta anos.
Em um grande País cuja população aumenta cada vez menos e que começa em apenas vinte e seis anos a encolher assustadoramente, o crescimento da população de 89 anos é um tremendo convite de mercado para todos os produtos e serviços. Inclusive para a realização de eventos comemorativos, justificadamente!
G. Hansen Jr.