- 07 de abril de 2019

Substituição etária

0

Quando se fala em “Envelhecimento Populacional” muita gente mexe a cabeça para os lados e franze o cenho como se o fato fosse uma tragédia. Preconceito é secular e nada acrescenta de positivo.

esperana_de_vida_em_2045Envelhecimento é uma palavra que normalmente é empregada em todas as áreas da atividade humana com o sentido de “fase pré-terminal”. Os objetos envelhecem, as ideias envelhecem, os livros, as pessoas, as nações, o planeta, os animais e as plantas. O envelhecimento é uma espécie de vestíbulo para a morte.

O envelhecimento populacional é percebido como um fenômeno indesejável e até triste ou no mínimo preocupante. Para animais, plantas e pessoas, o envelhecimento é a proximidade efetiva do encerramento da vida. Mesmo que a lembrança seja eterna, concretamente é destruída a matéria.

Entretanto, o envelhecimento é um processo absolutamente natural do qual ninguém e nenhuma coisa escapa. A sociedade atual atravessa agora o processo do envelhecimento populacional e em alguns países esse fenômeno é mais intenso e mais veloz. Naqueles com grandes contingentes populacionais as perspectivas não são muito atraentes porque a Economia e o Equilíbrio Social podem apresentar problemas de difícil solução.

Uma primeira medida é bloquear o sentimento ou sensação negativa que está incrustada no bojo do fenômeno: envelhecimento!

Basta pronunciar “envelhecimento” e os cenhos se franzem. Quase nada pode ser pior do que essa palavra que vai significar mudanças significativas no comportamento social. E ainda para piorar, mudanças presumidas como negativas.

Então, vamos trocar a expressão “envelhecimento populacional” por outra que não cause apreensão, mas que trate a questão com franqueza e positividade. Não é aceitável falsificar a natureza do fenômeno, mas é imprescindível enxergar os seus aspectos benéficos e estimulantes.

Os profissionais de mercado sabem  que a Economia só funciona bem quando as pessoas acreditam no futuro e no sucesso. As bolsas de valores só existem porque os investidores sentem que os negócios darão resultados compensadores. Construir uma estrada no deserto é vencer as dificuldades. Inventar o mais pesado que o ar é acreditar na Física. Enviar uma nave para Marte é crer firmemente que as distâncias não servirão nunca de barreira para a exploração do desconhecido.

Os marqueteiros tornam os sonhos possíveis porque antes dos fatos eles vendem a certeza de que os fatos não serão apenas sonhos. Assim, fazer do envelhecimento populacional um fenômeno positivo exige mudar a expressão porque ela é negativa em seu DNA psicológico. O Portal VIPPES Negócios passará a utilizar “Substituição Etária” como batismo do fenômeno que vai mudar positivamente a sociedade, reconstruindo-a mais coerente com o ideal de um Paraíso.

Por que “Substituição Etária”?

A sociedade não vai desaparecer, não vai se exaurir. Ela vai se modificar. Ela vai substituir as classes de pessoas mais novas (crianças, jovens, adultos jovens e pessoal de meia-idade) pela classe dos VIPPES (pessoas de 50 anos em diante).

Essa substituição manterá o volume populacional e, portanto não haverá redução de mercado em relação ao mercado geral. O que vai proporcionar grande movimentação e despertar muita criatividade são as necessidades dos VIPPES, bem diferentes das classes mais novas.

Todos os setores de vida em sociedade deverão passar por mudanças estruturais e complementares. Arquitetura, construções, transportes, mobília, vestuário, empregos, educação, lazer, cultura, saúde, previdência terão que se reciclar para atender consumidores com exigências diversas e até com poder aquisitivo superior ao das classes que vão substituir.

A substituição etária será a planilha mestra da nova economia, da nova ordem de mercado. E ela não terá dia para começar porque já corre acelerada.

O quadro abaixo (em milhões de pessoas) demonstra claramente o que já está acontecendo no mercado.

Fonte: Videoteca Portal VIPPES Negócios

subistituicao_etaria

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply