- 07 de abril de 2019

Escola Demais!

0

A lupa do IBGE permite analisar os detalhes das alterações etárias na população brasileira. Uma bem significativa informa que não há mais a necessidade da construção de edifícios para a instalação de escolas às crianças até 14 anos.

escola_demaisNo ano de 2011, pela primeira vez na história do Brasil, a quantidade de crianças de 0 a 14 anos foi inferior ao número de edifícios escolares para essa faixa de idade.

E a partir dessa data, a cada ano vão sobrar edifícios escolares porque a quantidade absoluta de crianças até 14 anos diminuirá continuamente.

Com certeza haverá aqui e ali alguma deficiência pontual, entretanto, no conjunto do País e principalmente nas áreas urbanas que formam as maiores concentrações de pessoas, as verbas públicas não precisam mais desse destino. Os gastos em educação precisam ser direcionados para reformas dos edifícios existentes e para a melhoria de qualidade do ensino.

Uma das possibilidades para o aproveitamento dos edifícios que vão “sobrar” seria a sua utilização como centros de reciclagem educacional para VIPPES. Como a tecnologia é dinâmica e em todas as atividades novos conhecimentos se tornam imperativos, os VIPPES terão que se atualizar.

O grande problema, entretanto, é o planejamento estratégico para a execução das idéias. Quem está trabalhando no levantamento, nas análises e no planejamento das mudanças?

Os próximos 37 anos serão de transformações substanciais nas características etárias da sociedade brasileira e não se percebe nenhum estudo organizado para se atender ao conjunto de medidas que terão de ser praticadas paulatinamente para que não ocorram “gambiarras” perigosas.

A lupa do IBGE do Portal VIPPES Negócios está disponível para abrir a visão completa da nova sociedade etária desta primeira metade do século.

Compartilhe.

Leave A Reply