- 07 de abril de 2019

Mercado Centenário

0

Muita gente recebe condecorações por motivos nem sempre meritórios. Por que não se premiam os centenários? Viver cem anos é um feito extraordinário e dignifica qualquer ser humano.

reflexoes02O envelhecimento populacional cria novos ângulos de entendimento da vida. Alcançar a marca de um século de vida é no mínimo estimulante para todos que prezam a vida.

Os centenários se destacam em qualquer comunidade porque são ainda raros, apesar do aumento sensível em relação há algumas décadas anteriores.

Considerando a necessidade de mudar a conotação negativa que acompanha as pessoas de mais idade, a sociedade poderia passar a estimular o respeito e admiração a esse pessoal de grande vivência. Uma maneira motivadora seria a de valorizar o centenário de nascimento.

Como isso poderia ser concretizado?

Uma das sugestões o Portal VIPPES Negócios apresenta:

Em todos os municípios brasileiros seria estabelecido o diploma de reconhecimento pelos cem anos de seus munícipes. Todos os moradores no município nas zonas urbanas ou rurais que completassem cem anos de idade com documentação e estando saudáveis de corpo e mente, receberão um diploma de reconhecimento pela Câmara de Vereadores.

Haveria uma sessão solene mensal para entrega do diploma a todos os centenários do mês e empresas ou outras entidades poderiam patrocinar um coquetel para amigos e familiares convidados. Nas grandes cidades onde houvesse maior número de centenários, essas sessões poderiam ser quinzenais ou mesmo semanais.

A iniciativa partiria de uma comunicação ao presidente da Câmara, no mês anterior à data do aniversário, por parte de familiares ou amigos com a anexação de cópia de documento de identidade e uma breve biografia do VIPPES. O secretariado da Câmara entraria em contato com o apresentador do centenário para confirmação da entrega do diploma.

As eventuais empresas ou entidades patrocinadoras do coquetel seriam informadas para que pudessem confirmar o interesse e o apresentador seria comunicado ficando também com a tarefa de avisar determinado número de convidados (de acordo com as possibilidades de espaço e em função da quantidade de outros VIPPES que receberiam também o diploma).

Provavelmente poderia haver interesse da família ou da imprensa em divulgar notícias a respeito em órgãos locais.

Naturalmente outras sugestões poderão ser adotadas em diferentes localidades, mas sempre mantendo o espírito da homenagem.

A ação conjunta do Estado e das empresas e demais instituições é uma medida adequada para mostrar os lados positivos do envelhecimento populacional.

Com certeza, o marketing dos centenários acabaria se tornando um gerador de eventos sociais de grande significado para fortalecer a visão positiva da expansão dos VIPPES.

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply