- 04 de abril de 2019

Projeção da População – IBGE

0

Qualquer imaginação do futuro tem que passar necessariamente pelo ângulo demográfico. Seres humanos estarão lá fazendo continuar a civilização. E como
enxergar com precisão o amanhã?

projecao_da_populacao_ibgeOs visionários, videntes, profetas e filósofos possuem meios personalizados e pouco se importarão se o que imaginarem acontecerá efetivamente ou não. Todos os que estão obrigados a tomar decisões para curto, médio ou longo prazo, – e que vão influenciar a vida de milhares ou milhões de pessoas – entretanto, terão que se utilizar de instrumentos confiáveis para não errarem.

As projeções populacionais apresentadas pelo IBGE são elementos que fornecem parâmetros seguros, mostram a face real da demografia e servem de parâmetro para a tomada de decisões em todas as esferas públicas e particulares.

Reproduzimos a apresentação do IBGE para o seu relatório “Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período 2000/2060” de 29/08/2013:

“Essas projeções têm fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos, bem como alimentam as bases de informações de ministérios e secretarias estaduais de diversas áreas para a implementação de políticas públicas e a posterior avaliação de seus respectivos programas. Além disso, das projeções populacionais derivam as estimativas municipais de população que, em conjunto, constituem o principal parâmetro para a distribuição, conduzida pelo Tribunal de Contas da União, das quotas partes relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios”.

Por outro lado, essas projeções são utilizadas pelas empresas particulares de pesquisa de mercado e agências de propaganda a fim de elaborar projeções mercadológicas para produtos e serviços. Assim, estas projeções do IBGE possuem a característica de ser uma referência quando se trata de prever o futuro em questões demográficas.

O trabalho do IBGE pode ser dividido em duas faces: comentários gerais e tabelas demonstrativas.

Os comentários são basicamente destinados a conferir credibilidade às projeções e destacam algumas conclusões de maior impacto. As tabelas são a fonte primária dos dados pesquisados através dos censos e outros levantamentos de fontes oficiais. Os comentários valem como visão geral não detalhada e podem servir como fundamento para avaliações políticas e estratégicas. Por outro lado, as tabelas proporcionam a criação de análises minuciosas ricas de detalhes e que poderão ser consultadas conforme interesses específicos.

Seja para qual finalidade for, o excelente trabalho sobre a projeção da população brasileira, revisto em 2013, é um manancial de fatos e perspectivas seguras de uma nova realidade antecipada.

Diante do fenômeno da transição etária em processo acelerado, essa projeção se torna obrigatória para qualquer empresa e profissional que tenha a pretensão de trabalhar com números que reflitam a imagem do futuro. As mudanças demográficas são de tal intensidade e celeridade no Brasil que “ver” o futuro é quase um exercício impossível. Não é de fácil assimilação enxergar uma multidão de pessoas de mais idade em volume muito maior que a população de crianças, ou seja, o contrário ao que estamos habituados a ver.

Artigos, livros, palestras e cursos deverão aparecer em volume superior ao normal exatamente para enfatizar as constatações do IBGE. Sair na frente e ir direto à fonte pode ser um fator decisivo na conquista dos novos mercados que vão se abrir. Basta entrar no site do IBGE – www.ibge.gov.br e localizar a revisão da população do Brasil por Sexo e Idade para o Período 2000/2060.

F. Aristóteles Filho

Compartilhe.

Leave A Reply