- 04 de abril de 2019

O Futuro é um desafio

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O processo de envelhecimento populacional precisa de uma conscientização da sociedade para que as consequências negativas sejam minimizadas. Essa é a opção melhor para evitar o caos.

horizonte-da-cidade_2987312O que é que se pode fazer para que haja a conscientização? Palestras, simpósios, cursos, workshops, publicações, artigos, filmes e tudo aquilo que for possível em matéria de divulgação.

As palestras poderiam se realizar em estratificações de acordo com as áreas que serão mais afetadas pelas mudanças etárias. Efetivamente alguns setores da sociedade organizada necessitarão de maiores informações principalmente aqueles pertencentes a áreas estruturais que precisam de planejamento a médio e longo prazo.

Pequenos empreendedores poderão muito rapidamente modificar seus negócios para atender os VIPPES, mas há uma logística de equipamentos que não podem aparecer do dia para a noite. Será preciso um planejamento competente que só indústrias de médio ou grande porte poderão realizar.

O comércio está muito despreparado para atender o novo mercado dos VIPPES  porque não estão habituados com as suas características. Precisarão de um preparo especial no aspecto comportamental porque esses clientes normalmente são mais exigentes que a média da população. É normal para quem já vivenciou muitas mudanças tecnológicas e muitos sucessos e fracassos em compras.

A questão da adaptação da sociedade ao novo mercado dos VIPPES se torna também muito conveniente porque concomitantemente haverá uma redução maior do mercado infantil e juvenil. Então obrigatoriamente o faturamento só será mantido se a nova classe etária em expansão mantiver ou aumentar o volume de compras.

Em uma primeira fase de conscientização o público alvo deverá ser o pessoal de primeiro nível na escala dos agentes ativos: diretores, gerentes de planejamento e estratégia. Para esse público o mais indicado são workshops ou conferências de alto nível com especialistas internacionais e nacionais no tema. As palestras deverão ter um caráter de orientação estratégica e com fartas demonstrações da visão do novo mercado. Muitos dados terão que ser apresentados para que os participantes saiam com uma ideia muito completa da nova demografia e suas repercussões no conjunto social.

A segunda fase da conscientização será a dos prestadores de serviços. Essa área de atividades será a que receberá o maior impacto da transição etária. Desde os serviços mais especializados como a medicina até o atendimento prático de barbeiro e manicure.

Considerando que será inevitável a redução da população mais jovem, muitos profissionais que até então atendiam esse grupo imenso poderão “migrar” para a classe dos VIPPES. É possível que parte da estrutura logística possa também se adaptar à nova situação.

Tudo poderá se realizar de forma tranquila sem precipitação com custos razoáveis desde que o planejamento comece agora sem demora. Conscientização é o primeiro passo.

Germano Hansen Jr.

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