- 05 de abril de 2019

Conscientização agora!

0

A substituição etária é um fenômeno novo na sociedade brasileira. São poucos os profissionais que já estão sentindo a mudança que ela provoca e as novas providências que não poderão tardar.

Abaixo temos dois quadros com dados do IBGE – Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013 – em milhões de pessoas.

O primeiro quadro mostra a quantidade de pessoas (em milhões) de acordo com os grupos etários à direita. O segundo retrata a projeção para o ano 2020 – daqui a 6 anos.

download

Verifica-se que no ano 2000, cada um dos três grupos etários 0 a 14 anos, 15 a 24 anos e 25 a 39 anos, apresentava uma quantidade de componentes maior que o número total de VIPPES – cinquenta anos em diante. O único grupo que estava abaixo do grupo VIPPES era o de idade imediatamente inferior – 40 a 49 anos.

O segundo quadro tem uma diferença menor que uma geração e confirma a incrível velocidade da substituição etária no Brasil.

download (1)

Conforme se vê, os “vermelhos” (VIPPES) já são o maior grupo etário da população brasileira, superando largamente as crianças de 0 a 14 anos e os jovens de 15 a 24 anos.

Em nenhum país com o tamanho equivalente da população brasileira se viu uma substituição etária com tal rapidez.

Há um mercado enorme para as empresas que tenham como interesse preparar a sociedade em todas as suas atividades para essa substituição etária. Palestras e cursos sobre o tema são cruciais para a divulgação consciente e direcionada dos novos rumos demográficos que começam a sacudir a estrutura social.

Wolfgang K.L.

Compartilhe.

Leave A Reply