- 07 de abril de 2019

Por que “transição etária”?

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O envelhecimento populacional vai mudar a sociedade de maneira muito rápida. Para o marketing é melhor rotular o fenômeno de transição etária já que velho não tem conotação muito positiva.

transio etario 2008_2013Efetivamente a comparação das duas terminologias para o mesmo fenômeno favorece significativamente “transição etária”.

Por quê?

O termo “envelhecimento populacional” dá a ideia de um dinamismo preocupante, porque “envelhecimento” é uma situação presente, existente, que continua ativa. Entende-se que se trata de um processo contínuo como se ele fosse levar a um ponto terminal, porque todo envelhecimento conduz à morte ou desaparecimento ou deterioração de pessoas ou coisas. Envelhecimento populacional pode significar o caminho final da sociedade onde só haverá velhos.

A terminologia, entretanto, pretende dar a noção de uma situação relativa em que o envelhecimento se torna uma característica mais destacada no tempo e não uma condição absoluta que englobará a todos. Só que na prática ela carrega a aparência de finalidade.

Já “transição etária” indica um fenômeno dinâmico, um determinado momento em qualquer unidade de tempo que se queira usar; uma situação circunstancial envolvendo a idade.

Transição é a passagem de um ponto para outro, o ato ou efeito de transitar. Etária é referente à idade. Transição etária é o efeito de passar de uma situação para outra tendo como referência a idade.

Assim, transição etária é uma fase da sociedade em que aspectos da idade apresentam mudanças significativas. A redução da composição de jovens e o aumento de idosos em um determinado período de tempo é uma constatação da ocorrência de uma mudança ou transição etária. Essa transição pode apresentar variações no decorrer do período considerado. O envelhecimento da população é uma característica atual da análise etária da sociedade. Estamos em meio a uma transição etária que apresenta o envelhecimento como fenômeno mais intenso, mas nunca definitivo ou irreparável.

Para o marketing é conveniente e interessante a utilização de terminologia que dê a ideia de movimento, de mudança, de inovação. Transição etária é uma mudança que envolve idade, que envolve a expansão de uma classe etária em relação a outras.

Essa mudança provoca uma remodelação de mercado. A classe que, na transição etária ganha mais espaço, é aquela que acabará por receber maior atenção dos agentes mercadológicos. A classe ou as classes que perderem participação são aquelas para as quais o mercado deverá encontrar alternativas para que ela ou elas recuperem ou parem de perder posição.

A transição etária atual é com certeza um fenômeno de origem sociológica. A busca por maior segurança, qualidade de vida, conforto e subsistência em um mundo tecnologicamente avançado fez e faz com que o ser humano desvalorize a reprodução humana como fator primordial. Formar uma família significa abrir mão de muitas facilidades e benefícios cujo custo é alto, mas sem as quais é difícil viver.

Nessa fase da sociedade brasileira será preciso um novo choque sociológico para que a transição etária mude de rumo. A mesma situação já ocorreu no Japão e esse país conseguiu modificar a trajetória. Atualmente ele vive uma transição oposta a de quatro décadas atrás.

Assim, o envelhecimento populacional no Brasil é na verdade uma transição etária que poderá ser modificada, ajustada ou parametrada para atender a objetivos mais positivos ao conjunto da sociedade.

Germano Hansen Jr.

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