- 07 de abril de 2019

Franquias para o Público VIPPES

0

Ainda não existe uma rede franqueadora de produtos para VIPPES. Com as mais de 39 milhões de pessoas atualmente, o que será que impede esta comercialização? Não se trata de um mercado interessante e em expansão acelerada?

franquias_para_o_publico_vippesEm uma população atual de 196 milhões, 20% é porcentagem altamente significativa. Com o acréscimo de mais de 130 mil VIPPES a cada mês, não há nenhum outro mercado de maior expansão que este.

Em uma entrevista publicada no UOL Economia em 23/03/2012, um diretor da FRANCAP, consultoria especializada em franquias, afirma que “parte da população acima de 60 anos atual não dispõe de muito recurso para pagar pelos novos serviços”.  Assim, “não é possível uma rede franqueadora sobreviver com 100% dos seus produtos ou serviços voltados para os VIPPES”.

Ora, na mesma entrevista, o mesmo diretor estabelece que “é preciso conhecer este público, saber quais são suas necessidades e desejos. Se o retorno for positivo, pode-se pensar em algo maior”.

Se ele afirma que ainda não conhece esse público, como pode afirmar que parte da população atual não dispõe de muito recurso para pagar pelos novos serviços? Que serviços são esses?  Será que não está falando de serviços que foram imaginados sem que se tivesse realizado uma pesquisa para saber o que realmente os VIPPES de mais de 60 anos querem?

Outra proposição estranha é: “a solução é adaptar o que já existe para atender a esta faixa etária”.

Novamente percebe-se a ausência de maior cuidado na emissão de opiniões porque se há desconhecimento do que os VIPPES desejam como se pode adaptar o que já existe? Basear em quê?

Outra fantástica opinião: a terceira idade, no Brasil, ainda não tem condições de gastar com serviços especializados. Isso pode mudar em uma nova geração, que já terá um pouco mais de dinheiro sobrando”.

Para que o diretor da FRANCAP possa atualizar suas ideias e se situar na realidade, os 39 milhões serão mais de 98 milhões em 2050 (daqui a apenas 37 anos) e representarão cerca de 46% da população. Será que o diretor da FRANCAP estará
melhor informado do que este mercado potencial significa para a economia em geral? Será que já estará de posse de dados mais reais? Será que vai esperar uma geração inteira para mudar o ponto de vista?

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply