- 04 de abril de 2019

Bolsa de Valores

0

Os consultores e analistas de investimentos recomendam que aplicações em bolsas de valores não deveriam ser efetivadas para curto prazo. VIPPES de mais idade ficarão de fora desse mercado de capital?

bolsa_de_valoresA resposta deveria ser precedida de uma pergunta: o que se entende por curto prazo?

No mercado de capitais, curto prazo é um período menor que três meses, mas em matéria de bolsa de valores, curto prazo pode ser entendido como um ano.

Assim definido não há nenhum problema em VIPPES de qualquer idade investir m bolsas de valores. A questão principal na verdade é saber se investir em bolsa de valores é o melhor investimento que os VIPPES podem fazer.

Um bom consultor de investimento teria que fazer uma avaliação individual para dar uma informação confiável. Os VIPPES têm no mínimo cinquenta anos e podem ir até cem ou pouco mais. Assim, o fator idade é importante não por causa do mercado, mas sim pela situação de vida dos VIPPES.

Trabalho. Este é um dos pontos que deve ser observado com muita cautela: aposentadoria, trabalho informal, atividade autônoma são algumas variáveis que podem indicar previsões financeiras que influenciarão as decisões.

Mas não é o Portal VIPPES Negócios que deve orientar VIPPES.

Esse trabalho completo, profundo, profissional tem que ser realizado por empresas e instituições financeiras que operam com valores e mais especificamente com a bolsa de valores.

Os especialistas terão condições para realizar um trabalho necessário para atender os milhares de VIPPES que terão condições de aplicar suas economias no mercado de capitais com as facilidades que a Internet oferece.

Vale a pena?

É evidente que vale porque a quantidade de VIPPES no Brasil é aumentada em mais de quatro mil pessoas por dia.

Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013 IBGE
                                                 Em milhares de VIPPES

   2000  2014 2016 2018 2020 2024 2030 2060
50 anose mais 26.784 43.916 46.943 49.990 53.055 59.279 69.637 103886

Instituições financeiras poderão estabelecer critérios de avaliação adequados através de pesquisas de profundidade para levantar o perfil dos VIPPES que poderiam apresentar possibilidades reais de investirem em bolsas de valores.

Da mesma forma que para o fator trabalho, muitos outros podem influir tais como saúde, situação familiar e experiências anteriores com investimento.

Um banco de dados será bem mais útil no caso dos VIPPES, pois há um limite para estes em relação aos mais jovens: o tempo de vida. Só esse aspecto já indicaria a necessidade de um levantamento mais criterioso porque uma série de providências paralelas pode ser conveniente: seguro de vida, seguro-saúde, definição de beneficiários e assim por diante.

Normalmente para os jovens esses fatores não são fundamentais e podem ser dispensados sem grandes implicações negativas. Para os VIPPES eles se tornam parte coesa em todo o processo de investimento em bolsa de valores.

E haverá capital volumoso para ser aplicado.

Wolfgang K.L.

Compartilhe.

Leave A Reply