- 05 de abril de 2019

Medicamentos Sem Toxicidade (II)

0

Um VIPPES que esteja com algum problema de saúde tem que tomar certos medicamentos e, pode se ver às voltas com outra doença inesperada. Mas é possível o tratamento com medicamentos praticamente sem efeitos adversos.

medicamentos_sem_toxicidade_iiComo isso pode ser realizado?

Que tipos de medicamentos não possuem efeitos adversos?

Por exemplo, há um medicamento que é utilizado para tratar de varizes, principalmente, em mulheres grávidas. Como se sabe, a quase totalidade dos medicamentos é contraindicada durante a gravidez face ao elevado potencial de efeitos teratogênicos (caracteriza-se por malformações raras nos membros) nos embriões.

O tal medicamento, derivado de uma planta milenarmente conhecida como útil no caso de varizes (problemas de microcirculação nas pernas) não possui efeitos tóxicos. Essa conclusão baseia-se no seguinte fato: ninguém consegue tomar de uma vez, quantidade suficiente de comprimidos desse medicamento, para poder sentir qualquer efeito indesejado (é mais fácil morrer afogado com a quantidade de água a tomar para deglutir os comprimidos).

Assim, não há como comprovar a toxicidade humana (nos testes em laboratório e em animais não se constatou qualquer efeito tóxico ou indesejado).

Da mesma maneira como esse medicamento, existem outros que apresentam resultados similares.

Há um grupo de medicamentos denominados “anti-homotóxicos” que comprovadamente não apresentam efeitos tóxicos indesejados nas dosagens terapêuticas (dosagens necessárias para o efeito buscado).

A vantagem deles é que o médico e o paciente não terão preocupações com o aparecimento de reações imprevistas. A maior parte desses medicamentos anti-homotóxicos, mesmo no caso de provocar alguma leve intolerância, não consubstancia um preocupante efeito indesejado que leva à suspensão ou cancelamento do tratamento.

Germano Hansen Jr.

 

Compartilhe.

Leave A Reply