- 07 de abril de 2019

Envelhecimento: um e outro

0

O Envelhecimento envolve dois aspectos distintos: aquele que se refere ao indivíduo e aquele que diz respeito ao conjunto dos indivíduos idosos na população. Ambos estão em evidência.

advogados_para_vippesQuando se procura informação sobre o envelhecimento é forçoso esclarecer qual deles é o alvo do interesse. Se não houver definição haverá muito material de consulta para avaliação porque os dois temas despertam o interesse, principalmente nos dias atuais.

O envelhecimento do indivíduo vem sendo estudado desde os primórdios da civilização porque o homem sempre desejou vencer a morte e envelhecer era um meio de chegar mais perto da eternidade.

Interessante é que a busca da eternidade era direcionada para meios físico-químicos como água ou poção milagrosa. Não havia muita preocupação em eliminar os fatores sociais que reduziam a vida, como as guerras, a fome e ausência de higiene.

Depois de séculos em que os alquimistas, magos e pesquisadores não conseguiram avançar nos resultados, iniciou-se o ciclo do combate às doenças.

A luta desenvolveu-se em ritmo espetacular e em menos de oitenta anos a esperança de tempo de vida duplicou em todo o planeta. Não está, porém, terminada, e as perspectivas são de que ainda mais notáveis conquistas aconteçam nesta e nas duas próximas décadas. Não se pode afirmar que a morte da morte esteja próxima, mas com certeza se pode dizer que a imortalidade deixou de ser apenas impossibilidade para se transformar em possibilidade. Afinal de contas, já se realizam experiências com as substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

Se o artigo fosse apenas sobre envelhecimento individual, muitas páginas de imensa satisfação poderiam ser digitadas, pois há fatos contínuos modificando para melhor as expectativas para o futuro.

Entretanto, o envelhecimento populacional dentro da ciência demográfica vem despertando atenção e preocupação com tendência crescente nos últimos anos em quase todo o planeta.

E nesse ângulo todas as atividades humanas se tornam importantes porque o impacto desse envelhecimento é muitas vezes maior que o do indivíduo.

À medida que a participação dos VIPPES aumenta significativamente no total da população, a economia e o mercado se tornam diferentes, mudam diversas características que serviram de orientação de produção e consumo nos cinco últimos séculos.

Do ponto de vista sociológico a alteração é a maior na história da civilização. A predominância de VIPPES no conjunto demográfico contraria a tendência que se consolidou como base do crescimento populacional: a expansão do número de crianças e jovens.

Agora as crianças e os jovens se reduzem e os VIPPES se expandem. O ponto crucial nessa questão é a notável velocidade em que essa mudança estrutural ocorre. Sociologicamente o planeta não tem como se adaptar de forma eficaz a essa metamorfose. A sociedade é profundamente preconceituosa em relação à idade. Esta tem sido fator de depreciação de homens e mulheres e o preconceito é tão arraigado que nem os próprios VIPPES, em sua maioria, têm consciência de sua nova posição na ordem social mundial.

As ciências sociais precisam tomar a vanguarda nas pesquisas, avaliações e sugestões para a obtenção de um equilíbrio na nova sociedade que terá de conviver com uma intergeracionalidade até então fora dos programas científicos internacionais.

As notáveis áreas que dominaram o século XX e começos deste, como Economia, Administração, Engenharia, Tecnologia da Informação, Cibernética e Tecnologia em Geral terão que ceder a vez para Psicologia, Sociologia, Pedagogia, Ciências Humanas em Geral. Não há como estabelecer uma ponte entre as gerações porque elas serão interdependentes como nunca a humanidade viu.

Sem os VIPPES não haverá mão de obra suficiente para movimentar a economia de subsistência, assim eles são imprescindíveis. Para exercerem as funções precisarão de reciclagem, mas principalmente de aceitação e respeito pessoal e profissional. Só especialistas nas áreas de relacionamento e do entendimento humano conseguirão montar os programas necessários para que os resultados sejam obtidos.

Grandes desafios, grandes possibilidades de mudanças e por extensão, grandes oportunidades para todos.

J. Mark Torrence

Compartilhe.

Leave A Reply