- 07 de abril de 2019

Cápsulas Múltiplas

0

Os VIPPES e as maravilhas das cápsulas múltiplas. A indústria farmacêutica colocou à disposição da classe médica e de seus pacientes, milhares de medicamentos e também problemas para tomá-los.

capsulas_multiplasForam resolvidos os problemas de saúde, mas dificuldades surgiram.

Muitos VIPPES,  preocupados com a manutenção de suas capacidades físicas, foram obrigados a aceitar tratamentos compostos por medicação múltipla, ou seja, um conjunto de produtos diferenciados. Assim, um paciente com colesterol elevado e pressão alta aliando-se à conveniência de uma proteção digestiva, acaba enfrentando uma verdadeira gincana diária para conseguir tomar todas as doses de medicações diferentes, nas horas certas, na sequência adequada e na competição com a dieta alimentar cotidiana.

É comum observar-se tratamento com mais de vinte doses diárias de medicamentos: uma batalha logística que envolve familiares, vizinhos e amigos ajudando no controle de horários e tomada dos “venenos”. Já o caos se implanta quando se perde um horário ou se quebra a sequência indicada.

Agora as dificuldades se tornarão coisa do passado e um anacronismo no mundo tecnológico do século XXI. O Hospital das Clínicas de São Paulo, com um corpo médico/farmacêutico preocupado com a dificuldade que perturba a vida dos VIPPES, além de estar  atento ao abandono de tratamentos por conta da complexidade de efetivá-lo corretamente, criou a cápsula múltipla (ou polivalente).

O que é a cápsula múltipla?

É uma cápsula que contem vários ativos medicamentosos destinados ao controle de diversos problemas de saúde.

A cápsula que foi apresentada ao público inicialmente, contem três substâncias medicamentosas muito conhecidas: uma para pressão alta, outra para redução do colesterol e ainda uma terceira para proteção da parede estomacal.

Uma única cápsula substitui cerca de meia dúzia de comprimidos a serem tomados em intervalos programados.

Assim, 18 tomadas diárias podem ser reduzidas para apenas três. Imagine-se o que essa redução proporciona de melhoria na qualidade de vida do paciente. É um renascimento da liberdade de passar horas sem a preocupação de administrar a trabalhosa operação de se medicar.

Parcela considerável dos VIPPES aos poucos, cancelava viagens, passeios e compromissos de todas as espécies simplesmente porque se tornava impraticável  equacionar a tomada obrigatória das medicações com os horários e circunstâncias dos programas sociais voluntários ou necessários. Com a cápsula múltipla se abre uma nova perspectiva de viver a vida com menos estresse.

Mas para que a novidade se torne efetiva, as autoridades públicas municipais, estaduais e federais precisam se empenhar em resolver o mais imediatamente possível os trâmites legais (licenças de fabricação, etc.) para que  as tais cápsulas  sejam implantadas em todo o sistema de saúde do País. Outra possibilidade mais imediata é autorizar as farmácias de manipulação que operam com insumos farmacêuticos, a também aviarem artesanalmente essas cápsulas múltiplas..

O Portal VIPPES Negócios estará cobrando continuamente a implantação rápida dessas cápsulas múltiplas no arsenal médico-terapêutico  do Brasil.

Compartilhe.

Leave A Reply