- 07 de abril de 2019

Plano de Saúde Especializado

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Já existe no mercado um Plano de Saúde exclusivo para o pessoal de 59 anos em diante. Conta com mais de 170 mil clientes e pretende se tornar o mais competente para atender o novo mercado.

plano_de_saude_especializadoPor ora atende a cidade de São Paulo e as da Grande São Paulo e Baixada Santista.

Evidentemente, a proposta dessa organização é realizar um atendimento adequado para a turma normalmente considerada como a menos rentável para qualquer seguradora de saúde.

A base de sustentação da maioria das seguradoras de saúde é manter uma grande carteira de jovens e um mínimo de pessoas idosas porque estas necessitam de maior atenção médica, laboratorial e hospitalar.

A limitação da mensalidade a partir dos 60 anos faz com que as seguradoras evitem elevar a participação da classe de mais idade pelo receio de se tornarem insolventes. Acreditam que uma elevação de custos da classe idosa, não reajustados conforme a realidade, aliada a uma redução da quantidade de segurados de idade menor, acabaria por tornar inviável a continuidade do atendimento.

Parte dessa avaliação é indiscutível e vai acontecer porque a classe de idade mais avançada está se expandindo e com a consequente redução das demais.
Nesse cenário preocupante o surgimento de uma seguradora de saúde com atendimento “exclusivo” para o pessoal veterano é admirável e merece toda atenção do universo empresarial.

Mais curioso e extraordinário é o valor das mensalidades que é substancialmente menor que as concorrentes que atendem a todas as classes.

A propaganda do plano de saúde informa que “Prevent Sênior é o plano de saúde perfeito para a melhor idade, relação custo e benefício sem concorrência!”

Uma observação na tabela de preços das mensalidades confirma a diferença a menor.

Como a Prevent Sênior consegue a façanha de aumentar a sua carteira de clientes de 59 anos em diante sem compensar os seus custos com outras classes que pagam mensalidades em valor maior do que os serviços usam?

Alguém poderia sugerir que os serviços da Prevent Sênior provavelmente são de menor qualidade ou insuficiência em relação às concorrentes. O que oferece a seguradora conforme a divulgação de suas representantes comerciais? Vejamos:

“Nossos mais de 170 mil clientes ainda contam com as seguintes vantagens:

– Programa de medicina preventiva capaz de prolongar a saúde e o bem-estar dos idosos;
– Sem aumento de preço por mudança de faixa etária;
– Rede própria adaptada à melhor idade;
– Sistema integrado com a rede credenciada para agilizar o atendimento;
– Programa de atenção, apoio e acolhimento ao familiar do paciente;
– Ampla rede credenciada.”

Nessa divulgação fica claro que a base estrutural da seguradora é a medicina preventiva. Normalmente o segurado que procura o atendimento em estabelecimentos credenciados pelos planos de saúde, o faz quando a situação é aguda. Nessa circunstância as providências médicas e hospitalares adquirem um caráter emergencial cujos custos são elevados.

No Prevent Sênior a orientação sistemática é levar o segurado a procurar atendimento médico antes da ocorrência de emergências. Essa prática pode reduzir a necessidade de procedimentos complexos que sempre são potencialmente previstos quando pacientes sem histórico de prevenção são levados a atendimento imprevisto.

A proposta é interessante e pode ser seguida por outros planos de saúde caso os resultados financeiros empresariais e o atendimento aos segurados sejam efetivamente positivos.

Germano Hansen Jr.

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