- 07 de abril de 2019

Convênios inteligentes

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Os VIPPES sabem que a idade vai trazer como acessório algum problema de saúde. É normal e acontece com todos, VIPPES ou não! Preservar a saúde, porém, é obrigação e inteligência. O Seguro Saúde também deve ser inteligente.

cartao_preferencial_vippesEm um plano de Seguro há sempre duas partes: aquela que paga pela Segurança e aquele que presta a Segurança. No Seguro Saúde temos mantida essa relação. Mas a questão que se abre é a inteligência do Seguro Saúde porque a inteligência do segurado está evidente quando ele paga pela segurança. Atualmente o que acontece em quase a totalidade dos casos é que o segurado paga mensalmente a sua contratação, utiliza os direitos que considera vigentes e reclama quando ocorre alguma recusa.

Já a Seguradora envia os boletos para cobrança, recebe e,  às vezes,  recusa a cobertura sob alegação contratual. Nesse processo, um dos aspectos mais essenciais para a sustentabilidade do sistema seria o interesse do segurado em pagar o mínimo pelo melhor serviço e o interesse da seguradora em prestar o melhor serviço e obter lucratividade. Não parece existir essa preocupação de nenhum dos dois lados.

Aparentemente o segurado faz uso do seguro considerando-se no direito de receber tudo o que puder já que está pagando. Do outro lado, a seguradora parece que,  ao ser paga,  já obteve o que buscava. Nessa relação, os reais prestadores de serviços que são os profissionais da saúde, reclamam que recebem pouco pelo serviço especializado que prestam e acabam trocando de convênio ou preferindo tentar vida própria em consultórios individuais ou coletivos.

O sistema como um todo se estabiliza em um desequilíbrio que dificulta a solução dos reais problemas de saúde dos segurados. O acelerado envelhecimento populacional pode ser a razão para uma completa remodelação dos sistemas atuais de Seguro Saúde. Os segurados precisam tomar parte na administração do sistema. Precisam ter voz ativa na avaliação do que acontece nos consultórios, clínicas, hospitais e prontos-socorros.

Para que isso aconteça precisam ser muito bem informados de como funciona o sistema e como poderão contribuir para a sua manutenção e aperfeiçoamento. Deveriam ter participação nos resultados através de descontos nas mensalidades ou bônus de permanência sem despesas (algo similar aos planos de seguro para motoristas que recebem benefícios pela ausência de acidentes).

É a relação nova entre seguradora e segurados que poderá fazer do Seguro Saúde um dos grandes prêmios ocasionados pelo envelhecimento populacional.

Germano Hansen Jr.

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