- 05 de abril de 2019

VIPPES: mudanças já

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Estamos ficando mais velhos. Não só porque o tempo passa para todos, mas principalmente porque estamos mais saudáveis e temos menos filhos. Não por acaso, a expectativa de vida da população em geral vem aumentando.

reflexoes02As pessoas estão vivendo mais tempo, portanto, as implicações para o comércio, dentre outras, prometem ser um tanto dramáticas se as devidas providências não forem tomadas. O que se assiste hoje através do comportamento de compras é o crescente  público consumidor VIPPES. Obrigação do Portal VIPPES Negócios é alertar e destacar as possíveis implicações políticas e sociais do envelhecimento.

Ou seja, com um mercado de consumo e serviços adaptado aos mais novos, empresas de diversos setores precisaram se repaginar para atingir esse novo público longevo.

Mesmo que as adaptações sejam muito mais urgentes nos países mais desenvolvidos, no Brasil a idade já bate à porta. Em poucos anos, o mundo deverá ter mais pessoas com mais de 60 anos que menores de 15. Será que no Brasil, essa inflexão é esperada?

Vejamos: os principais setores afetados serão os de serviços e de bens de consumo, com destaque para os alimentos e cuidados pessoais e as empresas vão ter de entender que o público idoso não será mais uma minoria.

O brasileiro já larga com uma vantagem frente ao processo de envelhecimento da população nos países desenvolvidos. Uma vez que em países como Alemanha, França e Espanha esse processo já esta em estágio mais avançado, é possível trazer as experiências das empresas de lá, que já readaptaram sua forma de produzir e criar produtos.

Enriquecimento

Os VIPPES estão enriquecendo. Por exemplo, nos Estados Unidos os ativos financeiros de maiores de 50 anos respondem por 80% deste mercado. No ano passado, gastaram US$ 17 bilhões a mais em carros que os mais jovens, abaixo de 50 anos. Estamos assistindo a uma população VIPPES se desenvolver com melhorias no poder aquisitivo.  A expectativa é que já em 2020, os idosos representem 15,4% do consumo nacional – em 2005 essa participação era de 9,7%.

Comportamento

O segundo viés de mudança está no comportamento. Ao contrário dos jovens, que têm larga disposição para sair, conduz carros e vive o cotidiano de forma independente, os mais velhos tendem a aumentar o uso do e-commerce.

O brasileiro que, no caso  já gosta de tecnologia, já está aderindo às compras pela internet. Ao contrário do que têm sido visto, a próxima geração de idosos já viveu boa parte da idade ativa dentro do ambiente tecnológico, o que deve facilitar esse acesso. O hábito de usar a tecnologia vai continuar com a geração. Portanto, promover ações e políticas de inclusão digital é uma forma de oportunizar aos VIPPES a possibilidade de usufruir da gama de conhecimento que na atualidade estão disponíveis nos ambiente web (revistas, jornais, portais acadêmicos, blogs) e, com isso, incrementar o crescimento palpável da Economia.

Mona C. Cury

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