O mercado tem muitas motivações para investir nos VIPPES. Oportunidades à luz das características identificadas na população longeva do Brasil marcam o poder do mercado idoso para implantação de novos negócios.
Segmentar um mercado é agrupar consumidores com necessidades, perfis e comportamentos de compra similares.
Esta ferramenta tem como finalidade o fato de que satisfazer as necessidades e desejos de todos os consumidores não é possível, pois existe uma variedade muito grande no comportamento de acordo com a cultura, hábitos, necessidades e preferências. Por isso, não se pode atender todos da mesma maneira, assim como não se pode diferenciar para todos.
Sendo assim, faz-se necessária a segmentação já que este processo divide o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e/ou características semelhantes e que estão inclinados a ter um mesmo comportamento de compra.
Os Vippes fazem parte de uma segmentação de mercado que fornece uma série de motivos para serem investidos mercadologicamente:
- Tamanho do mercado e a baixa competição para esse segmento específico. O grande foco hoje na economia de maneira geral, é o mercado jovem, a concorrência no segmento do público mais maduro é menor;
- Aumento do poder aquisitivo da população acima dos 50 anos de idade;
- Apesar de uma provável crise que se avizinha pelo País, grande parte da população mais madura continua trabalhando após os 50 anos de idade. É uma idade onde os filhos já estão criados, não se tem despesas com escolas e as famílias já construíram um patrimônio;
- Evolução da medicina, viabilizando uma melhor qualidade da saúde na terceira idade;
- Necessidade de atenção, lazer, bem estar, saúde, integração e interação do público de terceira idade;
- Aumento de perspectiva de vida e da população de idosos;
- Tendência à redução do índice de natalidade;
- Necessidade econômica do idoso de se manter na ativa mesmo em época de se aposentar;
- Falta de atenção dos governos com o bem estar físico da população adulta madura.
Conclusão: estão batendo às portas tantos determinantes que provam a presença do potencial de mercado Vippes para implantação de novos negócios.
Mona C Cury