- 04 de abril de 2019

Doenças são curáveis

0

Falar em VIPPES faz muita gente logo pensar em doenças. Todos ficam doentes: VIPPES, crianças, jovens e gente saudável de qualquer idade. Mas também nos VIPPES as doenças são curáveis. E que mercado!!!

pediatrasxgeriatrasUma excelente pesquisa levada a cabo pela Fundação Perseu Abramo/Sesc em 2006 com 2.136 VIPPES de 60 anos em diante, revelou na prática o que efetivamente acontece com esse pessoal. As questões foram distribuídas em grupos para menor inter-relação das respostas.

Existem muitas informações sobre as doenças que atingem as pessoas no Brasil. É até fácil encontrar dados junto aos Ministérios, principalmente o da Saúde. Entretanto, vamos apresentar algumas conclusões da pesquisa mencionada porque reflete alguns aspectos que independem de estatísticas sociais que nem sempre refletem o dia a dia das pessoas. Isso se deve ao fato da saúde pública ser muito insuficiente e péssima na maioria dos municípios brasileiros.

O atendimento médico é tão deficiente que o governo federal viu-se obrigado a “importar” médicos o que criou um tremendo debate público.

Vamos aos resultados da pesquisa:

Doenças que possui:

  • 81% responderam que tem uma ou mais doenças
  • 19% responderam que não tem nenhuma doença

Por aí é possível deduzir que VIPPES não é sinônimo de doença como alguns querem rotular. Em qualquer grupo etário haverá um forte predomínio da resposta positiva para doenças.

Provavelmente não superará ou igualará o índice observado para o grupo etário dos VIPPES acima de 60 anos, mas não ficará tão longe.

É importante lembrar que boa parte dos homens não procura médicos e muitos acham que nunca ficarão doentes. Em contrapartida apresentam o maior índice de mortes inesperadas por doenças anteriormente não diagnosticadas. Já com idade mais avançada, não há como disfarçar várias patologias comuns nos seres humanos.

           Doenças relatadas Mulher Homem Geral
Pressão alta/hipertensão 51 32 43
Problema de vista 26 25 26
Dores nas costas/ de coluna 26 18 23
Diabetes 15 9 13
Doenças do coração/ infarto/etc 13 11 13
Colesterol alto 16 9 13
Artrose/ dor nas articulações 15 6 11
Reumatismo 12 6 9
Osteoporose/fraqueza óssea 13 3 9
Problema circulação/varizes 11 4 8
Cansaço/falta de ar 9 5 8
Problemas no estômago 9 4 7
Sistema nervoso/aflição/ansiedade 7 3 6
Tonturas/ quedas com facilidade 9 3 6
Problemas de memória 7 4 6
Dores de cabeça constantes 7 2 5

Pode-se constatar que com exceção dos “problemas de vista” que apresentam valores similares, a diferença entre homens e mulheres indica que as mulheres seriam muito mais doentes que os homens o que não é verdade. A explicação para a igualdade nos “problemas de vista” é que não dá para mentir: quem não enxerga não consegue realmente ver televisão, pegar ônibus, guiar, ler e entender avisos, etc.

Parte das doenças acima relatadas é totalmente curável, outras podem ser tratadas com grandes possibilidades de se tornarem pouco preocupantes e raras são graves ou efetivamente degenerativas sem possibilidade de recuperação.

Fica claro, portanto, que VIPPES e doenças podem conviver sem grandes convulsões e sem necessidade de soluções dramáticas e de elevado custo. Nada que um bem organizado setor de prevenção médica geriátrica não possa resolver.

A Medicina geriátrica poderá vir a ser a grande “boutique” de venda de saúde na substituição etária dos anos que já decorrem e nos demais das próximas quatro décadas.

Wolfgang K.L.

Compartilhe.

Leave A Reply