- 07 de abril de 2019

Clínicas das feridas

0

Um dos maiores inconvenientes na medicina geriátrica são as feridas, principalmente, aquelas que atingem os membros inferiores. Dificultam ou impedem a mobilidade e sua expansão chega a ser assustadora.

clínicas das feridas

Na cidade de São Paulo, uma das maiores e mais competente clínica especializada em curar feridas nos membros inferiores está sob impacto de um crescimento de grande porte no volume de VIPPES que aparecem para tratamento. Há dois anos, precisamente em meados de 2012, começou a haver o aparecimento de pacientes em quantidade acima dos padrões até então registrados nos últimos vinte anos.

No começo, a solução foi aproveitar alguns espaços disponíveis e instalar novas cabines para atendimento. Apesar de parecer uma simples questão de criar áreas novas, a dificuldade também se apresentava na necessidade de contratar pessoal especializado para esse tipo de patologia.

O excelente “know-how” da diretoria permitiu que a clínica administrasse o aumento da procura pelos seus serviços de qualidade.

Mas em meados de 2013 o problema se agravou e sem mais espaço disponível para novas cabines, as existentes tiveram a área reduzida para propiciar a inclusão de adicionais. As novas mudanças conseguiram, com dificuldade em outros setores do atendimento, ainda manter um grau significativo de qualidade e o volume adicional acabou por atingir o limite no mês de julho. Não há mais espaço para novas cabines e tampouco para recepção dos clientes.

É evidente que a procura supera a oferta e aí devem surgir novas situações antes inexistentes:

  1.    aumento de preços para inibir a entrada de novos pacientes;
  2.    a seletividade dos pacientes com notável menor atendimento de pacientes de baixa renda;
  3.    pressão trabalhista dos funcionários especializados;
  4.    dificuldade para administrar os pacientes crônicos quanto a reajustes de preço;
  5.    inadequação das instalações atuais para pacientes com maior poder aquisitivo;
  6.    alteração significativa nos padrões de atendimento para pacientes de maior nível social;
  7.    aumento das exigências e qualificações para colaboradores atendentes em razão do novo nível dos pacientes;
  8.    inadequação do local geográfico da empresa em relação ao novo nível dos pacientes;

Se, por outro lado, a empresa mantiver os preços e os padrões de atendimento atuais, ela terá dificuldades em recusar pacientes, parte dos quais é enviada por médicos de órgãos públicos e de clínicas particulares, além de deixar de receber pacientes de melhor nível social em razão de maior redução da qualidade mínima de atendimento. (A clínica está se tornando incapaz de oferecer o mínimo para VIPPES de maior poder aquisitivo).

Evidentemente ela terá de tomar alguma providência para não perder a excelente imagem reconhecida na Grande São Paulo, no interior do Estado e em várias partes do território brasileiro. A dificuldade é que terá de realizar todas as mudanças, imediatamente. Cada semana é uma dificuldade a mais para vencer.

Como a pressa é inimiga da perfeição, algumas áreas de estrangulamento poderão se observar visto que a clínica tem uma especialidade incomum. Interessante é que a diretoria da clínica, alguns anos atrás, admitia a necessidade de no futuro atender a uma ampliação dos serviços exatamente em função do envelhecimento etário, mas não projetavam a ocorrência do fenômeno na velocidade em que se estabeleceu.

Quanto às feridas, são inevitáveis. Elas acontecem com mais frequência nos VIPPES a partir dos 60 anos e vários motivos são responsáveis, tais como diabete, diminuição da resistência às infecções, problemas vasculares (úlceras varicosas), ferimentos não tratados adequadamente, ferimentos em quedas e ausência de higiene adequada. Novas atitudes e novos conceitos e procedimentos poderão diminuir a ocorrência dos motivos, mas ainda assim, as feridas continuarão a ser uma dificuldade para a medicina geriátrica.

Empreendedores e profissionais poderão ganhar muito com as feridas e atender diretamente a medicina geriátrica fornecendo condições econômico-financeiras para a instalação de clínicas em todo o País. Esses acionistas serão responsáveis também pela redução de uma parte das feridas sociais que assolam o País.

Torquato Morelli

Compartilhe.

Leave A Reply