Pensar no futuro incomoda todos que vivem o presente. Isso vale para particulares, para empresas e para o Estado. Para os políticos o futuro é uma fantasia pouco expressiva.
Com esse quadro triste, porém, realista, medidas consistentes para reduzir as consequências adversas do envelhecimento populacional se tornam também improváveis. Aceitar essa observação como conclusão é ratificar o erro e, portanto desistir do objetivo.
O Portal VIPPES Negócios não pode ficar inerte. É crucial tentar mudar a maneira como os agentes ativos da sociedade enxergam o envelhecimento populacional.
O que pode ser feito?
Mostrar as tabelas com estatísticas demográficas não funciona porque a maior parte dos agentes já as conhece. Insistir na importância dessa transição etária também tem sido a tônica de muitas entidades preocupadas com a situação dos idosos e nada acontece.
Convocar VIPPES para passeatas é um caminho, mas a repercussão seria efêmera já que boa parte dos VIPPES não apresenta condições para manter a pressão por tempo maior.
Mesmo a mobilização seria custosa e impraticável.
Por outro lado, os agentes ativos se preocupam com os VIPPES de seus círculos familiares e de amizade e para esses os recursos estarão disponíveis quando for necessário. Esses agentes dispõem da capacidade financeira para aquisição de bens e serviços a qualquer momento em que houver demanda pessoal. A noção que o dinheiro compra tudo é muito intensa nos agentes ativos e estes têm razão. É verdade indiscutível.
O caminho para a mudança de mentalidade deve mexer no sono dos agentes ativos. Eles têm de sentir medo do futuro, preocupação com a própria saúde, atendimento e sobrevivência, afinal.
Como isso se tornaria exequível? Inventar uma injeção que aplicada mudasse a visão e comportamento estratégico? Talvez no futuro esse recurso seja disponível, mas o problema é o agora.
O Portal VIPPES Negócios considera que a melhor (não a única) solução é esclarecer a verdade, desenhar o futuro próximo desta e da próxima geração e as dificuldades que a sociedade inteira terá. E nessa sociedade se incluem todos os agentes ativos que não ficarão isentos das adversidades.
Comecemos pela noção do “dinheiro comprar tudo”.
Alguns agentes ativos precisarão contratar cuidadores para VIPPES queridos.
Vão procurar aqui e ali e perceberão que não existem cuidadores bem formados disponíveis. Isto já está ocorrendo hoje, ano 2014. Não se fala em 2030 ou 2040.
Contratam então cuidadores “mais ou menos” adequados e logo perceberão que seus entes queridos não terão atendimento digno. Ficarão desesperados e acabarão contratando médicos e pessoal de maior qualificação profissional para substituir os cuidadores mal preparados. Essas medidas emergenciais também não terão boas chances de realização porque também não há médicos e enfermeiros preparados. Já há uma falta de quase vinte mil geriatras.
O mercado de profissões vai sofrer alterações profundas. Cuidadores especializados irão ganhar mais que administradores, advogados e engenheiros.
Os agentes ativos perceberão que eles também serão VIPPES que vão precisar de atenção e atendimento e não vão encontrar. Haverá deficiência de estudos e pesquisas de saúde física e mental de VIPPES porque elas teriam que começar agora e não quando a sociedade já estiver sentindo as conseqüências do envelhecimento.
Estes mesmos agentes ativos devem ser levados a pensar que eles poderão ganhar muito dinheiro, prestígio, posição e voto a cada ano que passa de membros de um grupo etário que cresce diariamente. Nenhum outro grupo aumenta, ao contrário, todos diminuem.
Os agentes ativos devem ser levados a sentir que é mil vezes melhor saber se equilibrar na onda enorme e rápida ao invés de fingir ou deixar para enfrentá-la no último segundo.
Para ajudar o processo de conscientização dos agentes ativos, a tabela abaixo pode servir de alerta para a chegada da onda etária dos VIPPES.
IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade – 2000/2060
Revisão 2013
|
2000 |
2014 |
2020 |
2030 |
2050 |
2060 |
0 a 14
|
52.100 |
48.000 |
44.300 |
39.300 |
31.800 |
28.300 |
15 a 24
|
34.400 |
34.200 |
33.800 |
29.900 |
24.100 |
21.800 |
25 a 49
|
60.000 |
76.600 |
80.700 |
82.600 |
72.000 |
64.300 |
50 em diante |
26.900 |
44.000 |
53.400 |
71.300 |
98.300 |
103.700 |
|
173.400 |
202.800 |
212.200 |
223.100 |
226.200 |
218.100 |
Torquato Morelli