- 03 de abril de 2019

Empregos aos Montes!

0

Inúmeras empresas nacionais e multinacionais ainda mantêm a política de dispensar colaboradores de 50 anos em diante (exceção a cargos de diretores). Mas isso vai ter que mudar. VIPPES se tornarão essenciais nos próximos anos.

forca_de_trabalhoO mundo dá muitas voltas e situações que pareciam desaparecidas ou improváveis, ou seja, acabam se tornando as únicas efetivamente concretas.

Nos últimos 30 anos, a cada vez que se queria mostrar pessoas sem ter o que fazer, a escolha recaía quase sempre em aposentados jogando damas ou batendo papo nos bancos de jardins e praças. O que mais chamava a atenção era a média de idade de boa parte deles – pouco mais de 50 anos.

Aí chega o levantamento do IBGE com a projeção da população brasileira 1980-2050 e se verifica que sem os VIPPES o País não terá mão de obra para dar conta de todas as necessidades da produção e serviços dos duzentos e poucos milhões de habitantes.

Essa é a nova realidade que vai reduzir as lotações dos bancos de jardim e das praças dos “aposentados”.  Estes desaparecerão de maneira surpreendentemente rápida. Em lugar de jogar damas, estarão se tornando VIPPES em plena atividade profissional.

Por que esse será o novo visual dos próximos anos?

Será que é um sonho do autor da análise? Será uma vontade de transformar desejos em realidade?

Nada disso!

A análise criteriosa (toda análise é criteriosa, por racionalidade) indica que não haverá reposição de mão de obra mais jovem na mesma proporção dos empregos, ou seja, se os VIPPES forem dispensados, não haverá gente mais jovem suficiente para cobrir as vagas.

Uma solução imediata e prática é simplesmente não dispensar os VIPPES nas mesmas condições das atuais. Para tanto será necessário modificar os critérios da aposentadoria por idade.

Esses critérios existem na Previdência Pública e na Privada. É preciso que em ambas ocorra uma rápida alteração da idade mínima para que não se registre diminuição de atividade empresarial por falta de empregados.

Mesmo em cargos que hoje são ocupados por jovens em princípio de atividade laboral, haverá falta de interessados e os empregadores terão que contar com VIPPES. Recepcionistas, Atendentes gerais, Atendentes on-line, Motoristas particulares, Orientadores e Informantes, Cuidadores serão algumas das funções em que VIPPES se tornarão bem-vindos.

Assim, o título do artigo retrata a nova fase social do País nos próximos anos. Mas as providências precisam ser planejadas agora.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply