- 22 de novembro de 2017

Cuidadores de VIPPES

0

Afinal o que são os tais “cuidadores de idosos”? Que emprego é esse que especifica o idoso como agente a ser “cuidado”.  Que cuidado ou cuidados são esses? Quem pode exercer essa profissão?

cuidadores de vippesTodos sabem que já ocorre uma procura substancial por cuidadores de idosos e ela vai se acentuar daqui para frente. Ninguém se esquece de uma promessa política do candidato José Serra á Prefeitura de São Paulo em 2012 quando programava a formação de cem mil cuidadores de idosos em sua gestão. Com o apoio público ou não, a cidade de São Paulo vai efetivamente precisar de cem mil cuidadores?

Se o candidato a prefeito e ex-candidato a presidência da República divulgou em todos os meios de veiculação possíveis os cem mil empregos é porque no mínimo eles efetivamente existirão. Dentro da Câmara Municipal da cidade de São Paulo há um excelente trabalho que está sendo realizado pelo Vereador Gilberto Natalini para regulamentar a profissão de “Cuidador de Idosos”.

É uma necessidade a regulamentação da profissão porque há muitos casos de pessoas que se apresentam como Cuidadoras de Idosos e não possuem nenhuma qualificação para essa função. É fundamental a distinção entre as várias tarefas que podem ser exercidas por trabalhadores domésticos. Os direitos são garantidos pela Emenda Constitucional nº 72, mas sem regulamentação ela se torna um poço de problemas.

Como a cidade de São Paulo possui o maior contingente de idosos do País não é de se estranhar que a regulamentação comece no órgão legislativo dessa capital.

Em junho deste ano o Vereador organizou um Encontro para a discussão do tema conforme seu site. O Vereador Gilberto Natalini organizou Encontro para discutir a Regulamentação da Profissão de Cuidador de Idosos e a Emenda Constitucional nº 72, seus avanços e desafios. É de sua autoria o PL nº 65/ 2012 que “Institui o Programa Cuidador de Idosos no âmbito do Município de São Paulo”.

“A questão do cuidador de idoso é de extrema importância, a população está envelhecendo e muitos precisam do cuidador. Nós demos entrada no projeto de lei em São Paulo e também vamos realizar um curso para cuidador familiar”, disse Natalini. O cuidador de pessoa idosa é o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente à pessoa idosa, tais como: prestação de apoio emocional e na convivência da pessoa idosa; auxílio e acompanhamento na realização de rotinas de higiene pessoal e ambiental e de nutrição; cuidados preventivos de saúde, administração de medicamentos de rotina e outros procedimentos de saúde, além do auxílio e acompanhamento no deslocamento de idoso.

A formação desse profissional é de extrema importância e esse é dos pontos apresentados no projeto de lei. A emenda constitucional 72 refere-se à Lei dos empregados domésticos, estabelece a igualdade de direitos trabalhistas entre os trabalhadores domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. Essa emenda interfere diretamente na profissão de cuidador de idosos.

Entre os temas debatidos: Avanços e desafios para a profissão Cuidador de Idosos, EC 72: quais são as conquistas para os cuidadores de idosos? , Atualização da proposição do PL nº 4702/12, entre outros. O tema também foi tratado pelo Dr. Victor Derviche – Assessor do Tribunal Regional do Trabalho, de SP. O tema de sua palestra foi Emenda Constitucional 72: quais são as conquistas para os cuidadores de idosos?

Em setembro o Vereador Gilberto Natalini realizou no espaço da Câmara Municipal de São Paulo o segundo curso de formação de cuidadores de idosos sob o tema:

Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa. Quem cuida também precisa de cuidados.

O público alvo do curso foi: pessoas que cuidam de idosos ou que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre a velhice.

Fica claro que o tema é de extrema atualidade e cada vez mais se tornará importante para enfrentar a transição etária. É mais uma grande oportunidade de negócios para todos os empreendedores que pretendam contribuir para o bem da sociedade e para obterem um bom e garantido retorno de investimentos que realizarem para a preparação e formação de dezenas de milhares de “Cuidadores de Idosos”.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply