- 07 de abril de 2019

VIPPES e as modificações de mercado

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Envelhecimento exige mudanças nos produtos e, segundo pesquisa da A. T. Kearney, setores de varejo e serviços serão os mais afetados pelo envelhecimento e afirma também que VIPPES não serão minoria no País em 2030.

vippes e as modificacoes do mercadoEles estão avançando no País. Não só porque o tempo passa para todos, mas principalmente, porque estão mais saudáveis e, não por acaso, a expectativa de vida da população em geral vem aumentando. Isso é o que a A.T. Kearney, que realizou a pesquisa  ( www.atkearney.com.br  – empresa de consultoria em gestão estratégica ) intitulou de Agequake (ou terremoto demográfico, em tradução livre para o português que, no  Portal Vippes Negócios,  é chamado de tsunami) ) no estudo “Compreendendo as necessidades e consequências do envelhecimento do consumidor”, divulgado recentemente. Com um mercado de consumo e serviços adaptado aos mais novos, empresas de diversos setores precisaram se repaginar para atingir esse novo público Vippes.

Mesmo que as adaptações sejam muito mais urgentes nos países mais desenvolvidos, no Brasil a idade já bate à porta. Muito em breve, o mundo deverá ter mais pessoas com mais de 60 anos que menores de 15. No Brasil, essa inflexão é esperada já em meados de 2030. Os principais setores afetados serão os de serviços e de bens de consumo, com destaque para os alimentos e cuidados pessoais. Batendo às portas,  as empresas vão ter de entender que o público Vippes  não será minoria. O brasileiro já larga com uma vantagem frente ao processo de envelhecimento da população nos países desenvolvidos. Uma vez que em países como Alemanha, França e Espanha esse processo já esta em estágio mais avançado, é possível trazer as experiências das empresas de lá, que já readaptaram sua forma de produzir e criar produtos.

Com dinheiro na mão

A pesquisa aponta um enriquecimento da população idosa. Por exemplo, nos Estados Unidos os ativos financeiros de maiores de 50 anos respondem por 80% deste mercado. No ano passado, gastaram US$ 17 bilhões a mais em carros que os mais jovens, abaixo de 50 anos. O Brasil assiste  a uma população idosa se desenvolver com melhor poder aquisitivo. A expectativa é que já em 2020, os idosos representem 15,4% do consumo nacional – em 2005 essa participação era de 9,7%.

Outras atitudes

O outro lado da mudança está no comportamento. Ao contrário dos jovens, que têm larga disposição para sair, dirigir  e viver de forma independente, os Vippes  estão
crescendo e fazendo uso do e-commerce.

O brasileiro já gosta de tecnologia e está se transformando num  adepto em compras pela internet.  Vale lembrar que, os Vippes que estão adentrando ao mercado, já viveu boa parte da idade ativa dentro do ambiente tecnológico, o que pode facilitar esse acesso.

Assim, o hábito de usar a tecnologia vai continuar com a geração que vem aí e o mercado que se prepare. A exigência, ao comprar, está mais do que anunciada, Vippes são decididos!

Mona Cury

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