- 03 de abril de 2019

O Choque das Gerações

0

O que permite à sociedade se adaptar menos traumaticamente à substituição etária é a pouca velocidade desse processo, mas no Brasil a mudança se torna preocupante. Vejam os gráficos.

Toda sociedade passa por mudanças através dos anos. A era moderna acelerou as mudanças e as novas tecnologias as potencializaram a níveis imprevistos. No Brasil tudo está ocorrendo fora dos padrões observados até então e as perspectivas se tornam preocupantes.

Não são simples as consequências da substituição etária porque o comportamento social não se altera em um piscar de olhos e isso se torna uma questão que merece uma análise profunda para que medidas norteadoras possam ser adotadas para minimizar os ângulos menos positivos.

Vejamos abaixo dois gráficos que representam o volume dos grupos etários brasileiros (IBGE – Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013).

Gráfico 1: ano de 2010 (Censo demográfico)
Os valores estão representados em milhões de pessoas.

download

 

 

 

 

 

 

 

Observa-se que o grupo etário dos VIPPES (vermelho) é composto por um contingente de 39 milhões de pessoas. Maiores que esse grupo é o grupo de crianças até 14 anos – 50 milhões – e o grupo de adultos jovens de 25 a 39 anos – 48 milhões. Menor um pouco é o grupo de jovens de 15 a 24 anos com 34 milhões de indivíduos.

Gráfico 2: ano de 2040 (Projeção IBGE).
Os valores também estão representados em milhões de pessoas

download (1)

A diferença entre os valores do Gráfico 1 e os do Gráfico 2 é de apenas 30 anos, praticamente uma geração.

Como se observa, parece um golpe de mágica. Não existiu em país nenhum uma mudança de tal envergadura em tão pouco tempo.

Os VIPPES se tornam 86 milhões de indivíduos e são superiores a todos os demais grupos etários. Destaca-se que apenas 30 anos antes o grupo até 14 anos era 28% maior que o grupo de VIPPES que com a inversão etária fica 60% maior em 2040.

Imagine-se o comportamento da sociedade em cada um desses grupos em função desse perfil completamente diferente.

Como as crianças estarão se sentindo ao olharem em volta e perceberem que as pessoas de 50 anos em diante parece aumentarem dia a dia?

Como os VIPPES irão se enxergar percebendo que estarão cada vez mais dependentes de si mesmo?

Essa transição veloz será realmente o grande choque de gerações dos próximos 30 anos e ela é inexorável.

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply