- 07 de abril de 2019

Beleza essencial

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Comparar esteticamente pessoas de idades diferentes, de sexo contrário, de raça, etnia e cultura diversificada é divertido. Avaliar, julgar e classificar a beleza é atentar contra a lógica.

beleza_essencialA beleza é um atributo que atende a critérios pessoais.

A psiquiatria apresenta inúmeros casos de pacientes que seriam considerados de rara beleza por padrões locais e que, entretanto, se achavam insatisfeitos com sua aparência.

Em uma mesma sociedade de uma mesma nação, a beleza varia conforme a época. Prova disso é clássica: as obras de arte que retratavam mulheres que hoje seriam tratadas como obesas.

Na quase totalidade das populações primitivas, muitas das quais sobrevivem hoje em todo o planeta em núcleos de pequeno porte ou em grandes contingentes na África, os critérios de beleza são visceralmente contrários aos de parte do mundo moderno.

Os mundialmente disseminados concursos de beleza, basicamente femininos, procuram criar a ideia absurda e irracional de beleza universal. As candidatas são selecionadas a partir de padrões determinados pelos índices de mercado de produtos cosméticos e da moda.

A idade das representantes da beleza está na média de vinte e um a vinte e dois anos. Mais que isso se define como aspecto contrário à beleza. Nesse tipo de avaliação, mulher de trinta anos é idosa assim como qualquer mulher de idade acima.

Negras, brancas, amarelas, mulatas, mamelucas, índias e miscigenadas disputam um título contrário à racionalidade. Todas passam por instrumentos de medida para definição do tamanho dos seios, coxas, cintura e sabe-se lá o que entra na composição da beleza universal. A hipocrisia termina com alguma pergunta de cunho pseudo-cultural que não modifica os critérios físicos determinantes do que é beleza.

Pior é a mentalidade de agentes “cosméticos” que instituem concursos de beleza de mulheres VIPPES sob critérios similares aos concursos de jovens de vinte e um a vinte e dois anos. O grande vencedor é o “ridículo” porque a beleza das VIPPES não pode ser mensurada no tamanho dos seios, do nariz, da cor dos olhos e da quantidade de fios de cabelo.

Não há nenhuma necessidade de se montarem simulacros de moda e cosmética para VIPPES com base na juventude. É totalmente irracional, tanto quanto criar uma quadrilha de estupradores formada por meninos de seis ou sete anos. É impossível! Só pode existir na mente de doentes psíquicos.

VIPPES homens e mulheres formaram um senso de beleza e estética que se dinamiza com a vida. O amor, a admiração, o respeito, o conhecimento profundo do conjunto é que dita os traços da beleza raramente visíveis integralmente na superfície aparente.

A cosmética das populações VIPPES femininas e masculinas de hoje e daqui para frente terá que ser planejada e desenhada de forma totalmente diversa daquela que se cria para os ainda não VIPPES.

VIPPES poderão ser usuários cosméticos mais fiéis que os não VIPPES, pesquisas já demonstraram essa tendência.

A leitura de alguns artigos já publicados no Portal VIPPES Negócios pode dar uma noção interessante da dinâmica que já envolve empresas cosméticas no Brasil e no mundo (pesquisar “cosmética” no Portal VIPPES Negócios).

Na Alemanha que ainda evita enfrentar toda a realidade do problema etário, a primeira grande loja que realiza desfiles de moda para VIPPES e vende também produtos cosméticos específicos, não muda apenas o rótulo de produtos já existentes. Cria novas linhas conforme os resultados das pesquisas contínuas que servem de base para as novidades.

E a receptividade é tão grande que a loja já se tornou ponto turístico de compras para caravanas de VIPPES que começam a cruzar toda a Alemanha e Europa. Novas três filiais deverão ser inauguradas ainda este ano.

J. Mark Torrence

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