- 04 de abril de 2019

Consumidor diferenciado

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Foto: ReproduçãoO que é que os 45 milhões de VIPPES brasileiros querem ou precisam no mercado de alimentos e bebidas?

Além de uma resposta correta é preciso levar em consideração que a cada ano, daqui para frente, um milhão e meio de novos VIPPES engrossará esse já colossal maior mercado etário do século atual. Quer dizer, a resposta correta deve levar em conta a dinâmica desse crescimento para que não haja problemas de estrangulamento nas áreas componentes do sistema – produção, embalagem, divulgação, distribuição e preços.

Outro aspecto que deve ser tratado com extremo cuidado é a capacidade de compra dos componentes desse grupo etário. Como em todas as áreas de consumo, a intenção e o desejo de compra dependem da disponibilidade de dinheiro dos potenciais consumidores.

Entretanto, no caso de alimentos e bebidas, principalmente os primeiros, o consumo é imprescindível para a sobrevivência sadia. Algum tipo de alimento terá que ser disponibilizado para os consumidores com menores recursos financeiros. Não é ética e moralmente aceitável deixar que eles morram de fome ou se tornem doentes terminais por falta de nutrição essencial.

Provavelmente as autoridades públicas terão que estabelecer políticas mínimas de suporte alimentar para os VIPPES das classes E/D e talvez parte da C. Não se pode esquecer que não existe mais uma taxa de crescimento adequada para a reposição da população que vai diminuir significativamente ate o final do século.

Mesmo afastando as classes E/D e cerca de metade da C, do mercado consumidor de maior interesse da iniciativa privada, ainda teremos um volume considerável de VIPPES potenciais consumidores capazes, conforme tabela abaixo:

Divisão da População Brasileira de VIPPES por Classes Econômicas sobre Projeção da População conforme Revisão 2013 do IBGE. – em milhões de pessoas
Foto: PortalVippers

Conforme se verifica, os números indicam um fabuloso potencial de mercado com capacidade de compra. O tamanho desse mercado de VIPPES no Brasil é superior à população de mais da metade das nações com cadeira na ONU.

Dessa forma não há como não estudar o que efetivamente esses consumidores de mais idade querem em matéria de alimentos e bebidas. Como se sabe, os VIPPES podem apresentar intolerância a muitos alimentos em razão de doenças crônicas características da maturidade. Também fatores de conformação física podem contribuir para a livre alimentação. O mesmo vale para bebidas em geral.

Alimentos e bebidas bem balanceadas em seus componentes, com embalagens de fácil manuseio e orientações de consumo muito legíveis poderão ser a chave do sucesso comercial para todos os investidores que quiserem lucrar ate o final deste século.

G. Hansen Jr.

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