- 07 de abril de 2019

Negócios do envelhecimento

0

Não há dúvida alguma que o envelhecimento populacional é uma alavanca de mudanças estruturais em todas as atividades humanas.

negocios_do_envelhecimento

Entretanto, nem todos estão conscientes de que essas mudanças vão durar praticamente um século, este em que estamos vivendo.

O livro “Envelhecimento Populacional: Um Grande Negócio”, do autor que assina este artigo, é um retrato antecipado da nova sociedade que se movimenta de forma inédita na história do planeta.

A determinação divina para alguns, de crescimento e multiplicação, não está sendo respeitada e a humanidade resolveu mudar o curso natural que tanto preocupou Malthus (Thomas Robert Malthus foi um economista britânico.

É considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo).

Há grupos que estudam e brigam para garantir a qualidade do ambiente e da vida para os próximos milênios, porém, ainda não surgiram movimentos organizados que atuem na defesa da sustentação da vida através da reprodução natural.

O envelhecimento populacional é o registro matemático de uma evolução sociológica que cria fronteiras, portanto, limites, para a continuidade da vida no planeta.

Como oportunidade de negócios, entretanto, o envelhecimento populacional é especialmente interessante e motivador.

O mundo esteve e ainda permanece operando com a população de crianças e jovens que sempre significou a força renovadora e impulsionadora do futuro.

Só que a situação sofre uma alteração relativamente não imaginada: a redução acentuada nas taxas de natalidade e de fecundidade.

Os casais não querem mais que um ou no máximo dois filhos.

Como a necessidade mínima para renovação populacional é de 2,1 filhos por casal, a taxa atual inferior a dois filhos por casal conduz à diminuição da população na maioria dos países em desenvolvimento ou desenvolvidos.

Como o número de indivíduos já existentes é elevado e os recursos tecnológicos no campo da saúde e nos serviços em geral apresentaram notável evolução, a esperança de vida cresceu substancialmente.

No Brasil, ela passou de 45 anos na década de 40 do século passado, para 74,5 em 2014 (78,3 para mulheres).

Assim, enquanto se consolida a redução na quantidade de nascimentos, aumenta a quantidade de indivíduos que alcançam a longevidade.

O resultado é uma substituição etária de volume considerável. O grande desafio é a logística para suprir necessidades

dessa crescente população de mais idade.

A partir dos cinquenta anos o ser humano entra em fase de alterações acentuadas em sua constituição física e psíquica.

O envelhecimento é inadiável e com maior ou menor intensidade, todos os seres humanos terão que o enfrentar. Nenhuma atividade escapará das consequências desse processo.

Nenhuma isenção para qualquer setor.

Do alimento básico ao novo mundo da web, produtos, serviços e metodologias precisarão de mudanças para se tornar mais adequados aos VIPPES (idosos) que serão o maior mercado consumidor do País até o final deste século.

O livro “Envelhecimento Populacional: Um Grande Negócio” avança em uma análise prática do perfil da nova sociedade envelhecida.

Mais do que simples adaptação, tudo deverá ser planejado novamente.

É o Novo Renascimento para a humanidade, pois o fenômeno não é brasileiro, mas global.

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply