- 07 de abril de 2019

Conhecendo o mar

0

Sorrisos, sol, sonhar, mar, horizonte, alegria, sentir, respirar, conhecer, viver… Tantos sentimentos provocados por um programa criado pelo Uruguai para que VIPPES conheçam o mar. A ação é inspirada no conto “A viagem rumo ao mar”, do escritor uruguaio Juan José Morosoli.

conhecendo _o_marVIPPES do interior do Uruguai participam atualmente de programas de turismo social que são promovidos em cidades com poucos recursos econômicos para que viagem ao litoral e vejam o mar pela primeira vez. A ação é inspirada no conto “A viagem rumo ao mar”, do escritor uruguaio Juan José Morosoli (1899-1957), que fala sobre o trajeto que três pessoas do interior do país realizam para ver o litoral pela primeira vez.
Pela escassez de recursos econômicos, muitas destas pessoas nunca saíram do povoado onde moram, daí surgiu a ideia desse programa para levá-los à praia. Estes programas estão estruturados em função da situação pessoal ou profissional de seus receptores, de modo que seu custo, sua duração e suas atividades são fixadas em função destas condições pessoais.
Os aposentados vão até o centro de férias de Colônia Raigón, localizada na cidade homônima, no departamento de San José, e se hospedam em seu alojamento, com diferentes atividades recreativas por um preço diário equivalente a 1,5% de sua pensão.
Para desenvolver este tipo de atividade, existem diferentes acordos entre o Ministério do Turismo uruguaio e os operadores do setor privado e, embora no geral se desenvolvam em baixa temporada, não são uma atividade turística de segunda classe.
Uma das medidas que deve ser tomada nos próximos meses para ampliar este programa é relativa à melhora de determinadas infraestruturas para adaptá-las às necessidades dos VIPPES.

Autor: Mona C. Cury

Compartilhe.

Leave A Reply