- 07 de abril de 2019

Oportunidade agora

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Foto: ReproduçãoO investidor seguro é aquele que quer ter a certeza de colocar o seu capital e o seu trabalho em uma atividade que não acabe na temporada seguinte. O mercado está lotado de comerciantes de oportunidades transitórias, algumas que duram meses e uma ou outra que podem alcançar uma década ou quase.

Parte deles, minoria, consegue ganhar dinheiro antes que a febre consumista baixe, mas os demais acabam ficando com dívidas, problemas de saúde e imensa frustração. Os mais competentes conseguem manter a atividade por mais tempo e na primeira oportunidade passam para diante o negócio antes que entre em crise insuperável. O envelhecimento populacional é a maior oportunidade de investimentos e negócios deste século. Não há e não haverá nenhum mercado com expansão maior e mais longa.

A tabela abaixo comprova a afirmação:

População em milhões – IBGE – Revisão 2013 (Projeção Pop Brasileira)
Foto: Portal Vippes

Observações:

1 – É notável o aumento vigoroso da população de VIPPES a partir de 2010. Representavam um quinto de todos os brasileiros. Já em 2020 passarão para 26%. Em 2060 chegarão perto de significar a metade da população total do País.

2 – Em número de indivíduos, em 2010 eram 39 milhões e ficavam bem atrás das crianças de 0 a 14 anos que somavam 50 milhões. Apenas uma década depois, ou daqui a cinco anos, os VIPPES serão 56 milhões enquanto as crianças se reduzirão para 44 milhões. Em 2060, as crianças serão apenas 27% do total de VIPPES ou uma criança para cada quatro VIPPES, lembrando que hoje (2015) temos uma equiparação numérica entre crianças e VIPPES.

3 – Em todos os grupos etários, menos o dos VIPPES e adultos de 40 a 49 anos (pré-VIPPES), ocorrerá forte retração no número de consumidores de produtos e serviços. Considerando o período de 50 anos que começa em 2010 e chega a 2060, verifica-se a intensidade das alterações conforme a tabela seguinte:

foto:PortalVippes

É fácil perceber que as organizações de todos os tipos que atendem aos membros dos três grupos etários – crianças, adolescentes/jovens e adultos/jovens terão sérias dificuldades para permanecerem com resultados positivos de negócios, pois são mercados decadentes. A exigência de diferenciais de qualidade, preço e outros requisitos será grande e a competividade intensa.

Já o mercado dos pré-VIPPES (40 a 49 anos) e dos VIPPES apresenta expansão pequena para o primeiro e fantástica para os VIPPES (50 anos em diante) com média de aumento de mais um milhão e trezentos mil indivíduos a cada ano.

Qual investidor poderá deixar em segundo plano um mercado que cresce nessa intensidade?

G. Hansen Jr.

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